notícias colégio
Notícias
20 de março de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

UNIFEBE auxilia comunidade na declaração do Imposto de Renda

O curso de Ciências Contábeis realiza palestras e ações na região

Como acontece todo ano no Brasil, é obrigação do cidadão realizar a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Em 2019, a Receita Federal estipulou algumas mudanças, e por isso, o contribuinte deve ficar atento. O prazo final para entregar a declaração é no dia 30 de abril.

Para colaborar com a comunidade e esclarecer dúvidas sobre o assunto, o curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) oferece gratuitamente palestras para empresas da região. Além disso, foi realizado nos dias 9 e 16 de março ação do Declare Certo em Brusque e em Gaspar. Neste sábado, 23, o evento acontecerá em São João Batista.

O coordenador do curso, Edilson Padilha, explica que em 2018 a informação do CPF do dependente era facultativa para menores de 8 anos. A partir de agora, a informação é obrigatória, não importando a idade do dependente. O CPF já vem inserido na certidão de nascimento desde o final de 2017.

Outra mudança, segundo ele, diz respeito às informações relativas a imóveis, veículos e contas bancárias lançados na declaração de bens e direitos. No caso de imóveis é necessário informar a data de aquisição, área do imóvel, registro de inscrição em órgão público e no cartório; em veículos é preciso informar o Registro Nacional de Veículo e em contas bancárias é necessário inserir o CNPJ da instituição na qual possua conta corrente ou aplicações financeiras, inclusive poupança.

— Fique atento com sua renda anual! Se em 2018 você teve renda igual ou superior a R$ 28.559,70, sendo de salário, rendimento de aluguéis, aposentadoria ou pensão (rendimentos tributáveis), deve declarar — salienta.

Padilha enfatiza que o contribuinte não deve deixar para entregar a declaração na última hora, e que a não realização pode implicar em multa que vai desde R$ 165,74 até 20% do imposto, além de outras penalidades acerca do CPF.

— Quem declara com antecedência tem chance de receber a restituição logo nos primeiros lotes, que começam a ser pagos em junho e o restante dos pagamentos segue até dezembro. É um direito seu de receber seu dinheiro caso tenha imposto a restituir — destaca.

Agenda

23/03 – Declare Certo em São João Batista, às 9, no Centro

25/03, às 19h – Palestra no auditório da UNIFEBE

Professores envolvidos no projeto

Célia de Souza Sedrez

Bacharel em Ciências Contábeis

Contadora da UNIFEBE

Cláudia Furtado

Bacharel em Direito

Contadora – Sócia Mosimann Contabilidade

Edilson Sidnei Padilha

Contador – Especialista Contabilidade Tributária

Consultor Empresarial

Rafael Bononomi

Especialista em Gestão Financeira

Contador – Quimisa S/A

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Reitor prestigia Congresso da Ubam

Reitor prestigia Congresso da Ubam


04 de dezembro de 2012
Relação dos Acadêmicos Inscritos Para Bolsa de Estudo Para Vagas Remanescentes – 2010.2

Relação dos Acadêmicos Inscritos Para Bolsa de Estudo Para Vagas Remanescentes – 2010.2


10 de agosto de 2010
Extensão universitária possibilita atuação de acadêmicos em prol do desenvolvimento regional
Extensão

Extensão universitária possibilita atuação de acadêmicos em prol do desenvolvimento regional


09 de janeiro de 2023
Skip to content