02 de abril de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE cede equipamento para médicos aperfeiçoarem técnicas de intubação em pacientes com coronavírus

Tronco Kelly AT será usado em curso promovido em parceria com a Associação Catarinense de Medicina (ACM).

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) cedeu à Associação Brusquense de Medicina (ABM), um equipamento que simula as vias áreas de um ser humano. O Tronco Kelly AT, material de estudo dos acadêmicos de Medicina da instituição, será utilizado durante o curso de intubação e uso dos equipamentos de proteção individuais (EPIs), realizado pela ABM com o apoio da Associação Catarinense de Medicina (ACM).

Segundo o presidente da ABM, doutor Frederico G. Marchisotti, o treinamento visa preparar médicos de Brusque para os procedimentos de intubação, um dos métodos de tratamento utilizados nos casos mais graves de coronavírus.

“O equipamento cedido pela UNIFEBE é muito importante para aperfeiçoar a prática, visto que ele simula as vias áreas superiores de forma muito próxima do natural. Por não ser possível fazer uma demonstração com um paciente, a não ser em casos reais, que geralmente são graves, estamos provendo esse curso para que os profissionais estejam preparados para essas situações”, enfatiza Frederico.

O curso será realizado em parceria com o Hospital Azambuja e Hospital Imigrantes e abordará também o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI). Doutor Frederico explica que é importante os médicos saberem a forma correta de colocação e retirada dos EPIs. “O momento de colocar e retirar o EPI exige muita atenção do profissional, pois é nessa situação que ele corre o risco de ter contato direto com o vírus e ser contaminado”, explica Frederico.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, destaca que a instituição está de portas abertas. “O curso de Medicina da UNIFEBE possui o que há de mais moderno em equipamentos para promover a formação dos nossos acadêmicos e contribuir no que for preciso com a nossa comunidade, especialmente, no momento em que vivemos. Esperamos que o Tronco Kelly AT auxilie nossos médicos a ajudarem quem precisa”, frisa professora Rosemari.

Para o coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE, doutor Osvaldo Quirino de Souza, o diferencial do curso de Medicina é a sensibilidade que conduz tanto o processo de ensino-aprendizagem quanto o relacionamento com a comunidade. “Essa preocupação ultrapassa as paredes das salas de aula. Proporcionar o avanço das técnicas com um facilitador de aprendizagem nosso, que é o Tronco Kelly AT, compartilha um pouco da nossa missão enquanto instituição de ensino”, reforça doutor Osvaldo.

O curso de intubação e uso de EPIs é gratuito, e as datas de realização em cada hospital estão sendo definidas. Os médicos interessados em participar do treinamento podem se inscrever, enviando seu nome completo e CRM para a Secretaria da ABM pelo WhatsApp (47) 98447-9569. O curso terá duração de 1h30min e trabalhará com várias turmas, visando a não aglomeração de pessoas.

Escola Ângelo Dognini agradece pelo Natal Unifebe

07 de dezembro de 2007