12 de setembro de 2012

Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade é tema de Congresso

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu de 10 a 12 de setembro, no Campus Santa Terezinha, o II Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. O evento foi realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura do Congresso, o reitor da UNIFEBE Günther Lother Pertschy, o prefeito de Brusque, Paulo Roberto Eccel, o representante do Governador e Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Valdir Wilke, o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Diego Furtado, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes, a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino, o coordenador do projeto, professor Denis Boing, o responsável pela comissão organizadora, professor George Wilson Aiub e o representante do Diretório Central dos Estudantes, Estevão Péricles.

O reitor da UNIFEBE salientou a importância do evento que proporcionou a interação entre a universidade, a comunidade e as empresas. “A Universidade é um berço de informação e muitas ideias inovadoras e sustentáveis são desenvolvidas aqui. É importante que todo esse conhecimento seja compartilhado e esteja à disposição das empresas para que seja colocado em prática beneficiando a sociedade como um todo”, afirmou.

O prefeito de Brusque, Paulo Roberto Eccel, falou sobre o crescimento que a UNIFEBE proporciona à cidade e que isso pode ser confirmado pela realização do segundo congresso. “Uma casa é forte quando tem pilares que a sustentam. A tecnologia transforma e é questão de sobrevivência para as cidades. A universidade está de parabéns por ter trazido esse tema para Brusque mostrando qual é o caminho para a sustentabilidade e que quando trilhado leva à prosperidade”.

O evento

O foco principal do evento foi promover e conscientizar os participantes da importância da cooperação entre universidade e empresa na busca por soluções inovadoras que utilizem a tecnologia em harmonia com a sustentabilidade.

O evento promoveu o debate entre a instituição acadêmica, as empresas e a sociedade. Os participantes puderam prestigiar seis palestras ministradas por profissionais que atuam em empresas que têm como preocupação esses três tópicos.

Na palestra do primeiro dia, Guilherme Luiz Pereira, gerente de projetos da Inventta conceituou os tipos de inovação e as formas de inovação. “As empresas que inovaram fizeram isso quando aumentaram o valor da sua marca, aumentaram o valor de mercado e conseguiram resultados com essas mudanças. A inovação não pode ser construída apenas com foco na pesquisa e desenvolvimento, é preciso que ela esteja inserida dentro da estratégia de mercado”, afirmou.

Pereira ainda salientou que as empresas buscam por modelos mais sustentáveis que exerçam seu papel na solução dos problemas sociais, mas que para manter uma equipe de pesquisa é oneroso e que as parcerias com universidades e centros de pesquisas devem ser estimuladas. “A parceria entre empresas e universidades é uma boa alternativa para fazer inovação nas empresas. Não há fórmula mágica para ser inovador”.

Em seguida, os engenheiros civis Diogo Visconti e Bruno Marin, da empresa Irmão Fischer S.A., apresentaram o Projeto Casa Modular que salientaram que a inovação não existe apenas em empresas estrangeiras, mas que no Brasil há muitas empresas que se destacam no mercado com projetos inovadores.

O coordenador do projeto, professor Denis Boing, salientou que os objetivos do congresso cumpriram sua função. “Tivemos a oportunidade de conceituar o tema inovação com o uso da tecnologia aplicada à sustentabilidade. E os cases de sucesso mostraram que é possível inovar dando um novo conceito com produtos existentes no mercado”.

No segundo dia, foram apresentadas as seguintes palestras: “Virtualização dos sistemas de armazenagem, a produção de conhecimento e as redes sociais” com Marcos Nähr, Gerente Sênior de Desenvolvimento Online da empresa Dell. Em seguido, foi apresentado o Case Zen de Inovação: uma abordagem ao Lean Manufacturing com Cristiano Chiminelli, analista de manufatura enxuta e com Cristiano Foppa, gestor de P&D e Edesio Peirão, assistente de manufatura enxuta.

O congresso encerra-se com as seguintes palestras: “SINAPSE da Inovação” ministrada por Mayara Leticia Tonielo – Analista de Negócios do CIENCIA (Centro Incubador de Empreendedorismo, Novos Conhecimentos e Ideias Avançadas) – Fundação CERTI. E a última palestra abordou o tema “Inovação Tecnológica na Copa do Mundo e suas parcerias”, com Antonio Carlos Tiboni, coordenador Regional de Tecnologia – SERPRO.

A acadêmica da 5ª fase do curso de Engenharia da Produção, Barbara Brunning, disse que na primeira edição do Congresso não se identificou muito com as temáticas abordadas, mas que neste ano, está aproveitando muito mais as palestras e contextualizando bem com o que aprende na faculdade. “As palestras tratam da inovação e os cases apresentados nos mostram que a prática está muito próxima, em empresas locais”.

As palestras foram transmitidas simultaneamente para outras salas da instituição, assim possibilitando que um público maior prestigiasse o evento.

Nos dias 11 e 12, foram feitas as apresentações dos trabalhos inscritos no Congresso.

Texto: Elizandra Damasceno

Editora UNIFEBE lança novos títulos
UNIFEBE

Editora UNIFEBE lança novos títulos