20 de agosto de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE disponibiliza pranchetas de desenho para acadêmicos estudarem de casa

Material foi entregue na casa de todos os estudantes das disciplinas de Expressão Gráfica e Maquetaria de Arquitetura e Urbanismo.

A acadêmica Bianca Brambila compartilhou nas redes sociais como tem sido as aulas, utilizando a prancheta de desenho.

Em tempos de pandemia as casas se tornaram sala de aula e laboratórios para a prática de muitas disciplinas. Assim tem sido para os acadêmicos da segunda fase de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), que receberam em suas residências, uma prancheta de desenho técnico. O material entregue pela instituição a cada estudante das disciplinas de Expressão Gráfica e Maquetaria, tem sido um diferencial das aulas em formato não presencial.

O professor João Paulo Ramos Vexani, explica que a iniciativa surgiu da necessidade de iniciar matérias bastante práticas de desenho à mão. “Como o aluno precisa utilizar folhas grandes para os desenhos, a prancheta possibilita que ele trabalhe com os vários formatos de papel, sem se preocupar em ter uma mesa de 1×1,2 metro com uma régua paralela embutida”, fundamenta João Paulo, professor de Expressão Gráfica.

Logo na segunda aula das disciplinas, os estudantes já contavam com o material para as aulas. Antes de iniciar o manuseio, os alunos foram orientados de como utilizar a mesa durante todo o período em take-home. “As pranchetas garantem que os acadêmicos tenham o seu set de trabalho, padrão e uniforme, e que possam aprender com a mesma qualidade que teriam se estivessem presencialmente na universidade”, enfatiza o coordenador de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, professor Marcelius Oliveira de Aguiar.

Com a orientação do professor, as pranchetas de desenho técnico são utilizadas em todos os encontros virtuais das disciplinas, realizada duas vezes na semana. “Elas foram fundamentais para as nossas aulas de desenho e vieram a somar no nosso aprendizado via take-home. Mesmo de casa é possível praticar e aprender como se estivéssemos em um laboratório”, frisa a acadêmica do curso, Caroline Demathé Wiirich.

O pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, lembra que a instituição tem buscado maneiras de tornar as aulas não presenciais mais atrativas e proveitosas para os estudantes. “Não estamos medindo esforços para garantir, em todos os sentidos, a qualidade de ensino padrão UNIFEBE. Por isso, nos disponibilizamos a entregar essas pranchetas nas casas dos nossos alunos”, comenta Sidnei.

Na foto a entrega da prancheta na casa dos acadêmicos.

Instituição ganha novo veículo

Instituição ganha novo veículo