27 de abril de 2009

Unifebe inaugura Biblioteca Infantil nesta terça-feira

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque inaugura nesta terça-feira, dia 28, sua Biblioteca Infantil. O evento terá início às 19h na Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy, local onde está instalada a Biblioteca Infantil, para o descerramento da fita de inauguração.

Já às 20h a pró-reitora de ensino de graduação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, explica o projeto do qual foi mentora, no Auditório do Bloco C. Na seqüência a docente Maria Salete Daros de Souza realiza uma palestra sobre o tema "A Biblioteca Infantil no Espaço Acadêmico".

O espaço com 42 m² foi projetado especialmente para crianças entre quatro e seis anos de idade. Com mobília adequada e ambiente climatizado, a Biblioteca Infantil oferece mais de 1.500 títulos de renomados autores, estimulando o gosto pela leitura desde cedo entre os pequenos, além de desenvolver a imaginação, criatividade, lógica e atenção.

A idéia de se implantar uma biblioteca infantil na Instituição é um sonho antigo. Em 2002, com o apoio da Fapesc – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, a professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo deu início ao projeto "Leitura nos bairros: contação de histórias para crianças".

Com a aquisição de centenas de livros foi possível propiciar a várias comunidades de Brusque a oportunidade de interagir através da literatura infantil. Uma vez por mês quatro estagiárias levavam as obras a um bairro diferente da cidade, onde faziam contação de histórias, contribuindo para a formação das crianças envolvidas.

Chegado o fim do projeto os livros passaram a ser utilizados pelo curso de Pedagogia da Instituição, sendo guardados em uma sala de aula. Mas em 2006, Eliani deu início a mais um projeto com o apoio da Fapesc nomeado "Biblioteca Infantil da Unifebe: um espaço para a contação de histórias e práticas de leitura".

Em 2008, com a liberação de verbas foi possível montar o local apropriadamente, além de ser feita a aquisição de mais obras para o acervo. Agora o sonho torna-se realidade. Para Eliani a inauguração da Biblioteca Infantil é uma grande realização. "Estamos muito felizes pela concretização deste projeto e por poder oferecer a toda a comunidade este espaço privilegiado", afirmou.

A Biblioteca Infantil, que já é utilizada por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Dognini durante as aulas que estão sendo realizadas na Instituição, estará disponível para todas as escolas interessadas, mediante agendamento prévio.

Mais informações com a bibliotecária da Unifebe, Carla Zenita do Nascimento, através do e-mail biblioteca@unifebe.edu.br ou pelo telefone 47 3211 7217.

Foto e texto: Daniela Burgonovo

Alunos de Tecnologia em Logística visitam Renaux View

15 de julho de 2010
Serviço de fotocópias tem expediente ampliado na Unifebe