notícias colégio
Notícias
09 de dezembro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE inaugura meliponário

Espaço promoverá pesquisas sobre a preservação das abelhas sem ferrão nativas do Brasil

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE inaugurou nesta segunda-feira (9), um meliponário, local onde serão criadas e preservadas espécies de abelhas sem ferrão, nativas do Brasil. O espaço, com 32 m², foi construído com madeira tratada e é cercado por jardins com flores melíferas, oferecendo condições ideais para uma alimentação variada e nutritiva das abelhas. O meliponário desempenhará papel educativo na instituição, incentivando pesquisas e promovendo a conscientização sobre a relevância das abelhas na manutenção da biodiversidade e na polinização de mais de 90% da flora do país.

O evento de inauguração do novo espaço, implantado entre os blocos A e B, contou com a presença da gestão superior da Fundação Educacional de Brusque – FEBE, da UNIFEBE, Colégio UNIFEBE, além de professores e estudantes.

Espaço de aprendizado

A construção do meliponário é fruto do projeto desenvolvido pelas estudantes do Colégio UNIFEBE, Ayana Mayer e Madrine Machado, que iniciaram, em 2023, uma pesquisa sobre a importância das abelhas sem ferrão para o meio ambiente. O estudo foi orientado pela professora Simone Sobiecziak, responsável por viabilizar uma parceria entre a UNIFEBE e o NEAP – Núcleo de Estudos em Abelhas, Produtos Apícolas e Polinização da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

“Ver hoje a materialização de uma ideia que nasceu de conversas, reflexões e sonhos é uma experiência gratificante. Acredito que este espaço será um marco para a nossa universidade, um lugar onde propostas de sustentabilidade e inovação se unem e são postas em prática. Espero que ele inspire novos projetos, novas ideias e novas conexões”, enfatizou a idealizadora do projeto, Ayana Nicole Mayer.

Na pesquisa, as estudantes identificaram duas maiores dificuldades enfrentadas na criação das abelhas, como as variações de temperatura e o monitoramento da saúde da colônia. Para solucionar esses problemas, as alunas desenvolveram uma caixa automatizada. O dispositivo foi instalado no meliponário e será responsável por manter a temperatura ideal e contabilizar o fluxo de entrada e saída das abelhas.

A implantação do espaço no campus Santa Terezinha contou com a consultoria da doutora e bióloga da MeliExpert, Márcia Regina Faita. Em sua fala sobre a importância da preservação das abelhas sem ferrão, Márcia enfatizou o papel da espécie para o equilíbrio ambiental. “Elas realizam a polinização de diferentes plantas, tanto nativas quanto cultivadas. Se nós perdermos as abelhas, além da produção dos nossos alimentos, comprometeremos o equilíbrio ambiental. Por isso, o meliponário é um local que representa uma visão de sustentabilidade e comprometimento com a conservação ambiental”.

O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, enfatiza que o meliponário materializa o compromisso da instituição em proporcionar um aprendizado para além da sala de aula. “Nossos alunos estão no centro do seu processo de aprendizagem e isso fica muito claro, quando ideias como esta são transformadas em pesquisa científica e aplicadas para atender a um propósito maior”.

A pesquisa das abelhas integra o projeto de internacionalização do Colégio UNIFEBE e prevê o intercambio estudantil entre os alunos brasileiros e alemães, acrescenta a presidente da FEBE, professora Rosemari Glatz. “No Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, eles também desenvolvem um projeto de preservação das abelhas e com o nosso meliponário poderemos promover essa troca de conhecimentos, por meio da nossa parceria internacional. Este espaço é a ciência viva, podendo ser compartilhada com o mundo a partir de pesquisas e estudos. Queremos receber crianças, estudantes, famílias e promover, de fato, a importância da preservação dessa espécie”, enalteceu a professora Rosemari.

Confira as fotos do evento de inauguração:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Palestra sobre Doenças e Cuidados com a Pele

Palestra sobre Doenças e Cuidados com a Pele


12 de maio de 2006
Unifebe apóia palestra do alpinista Waldemar Niclevicz em Brusque

Unifebe apóia palestra do alpinista Waldemar Niclevicz em Brusque


20 de abril de 2009
Projeto Baja abre inscrições para novos integrantes
Prática

Projeto Baja abre inscrições para novos integrantes


20 de julho de 2021
Skip to content