notícias colégio
Notícias
28 de outubro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE inicia projeto paisagístico do Bloco da Saúde

Novo bloco do campus deve ser inaugurado ainda em 2020.

Mais de 20 mil m² serão transformados pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), em um espaço de interação entre a universidade e a comunidade. O projeto de paisagismo do Bloco F, iniciado neste mês, marca mais uma etapa da obra do Bloco da Saúde. Segundo o arquiteto e professor da instituição, Karol Carminatti, a ideia é trabalhar características de humanização e sustentabilidade em um projeto que será o piloto para a revitalização de todo campus.

“Queremos transformar o campus em um espaço verde, trazer um aspecto de pertencimento, com mais áreas de convivência, lugares de encontro e permanência. Nosso objetivo é contribuir para mudar a cultura da nossa sociedade e, quem sabe, até ser exemplo para outras instituições de ensino ou cidades”, salienta Karol.

O projeto baseado nos pilares da sustentabilidade romperá os muros da universidade e envolverá a comunidade com ações além do ensino. “O paisagismo do Bloco da Saúde será o primeiro passo para a revitalização do nosso campus, um marco na nossa história. Serão muito mais que espaços com jardins e áreas verdes, mas serão também ambientes específicos para promover a cultura e exteriorizar o que é feito nas salas de aula”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Para tornar o campus um espaço de lazer e interação com a comunidade, o projeto contempla a criação da uma horta urbana, plano ciclo viário e exposição de esculturas.

Sustentabilidade
O projeto será um laboratório vivo para os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Antes de ser iniciado, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo se envolveram no planejamento do espaço, pensando no uso dos ambientes e elencando necessidades. Alguns dos elementos propostos pelos alunos foram incorporados no projeto, e um deles será a construção de um jardim de chuva, responsável por fazer parte da drenagem dos mais de 20 mil m² do entorno do Bloco da Saúde.

De acordo com Karol, o jardim de chuva visa o escoamento das águas sem a tubulação. A técnica é pouco utilizada na região, mas contribui para aumentar o tempo de escoamento e pode auxiliar na irrigação de jardins e gramados. “O jardim de chuva é uma proposta educacional que visa ensinar aos nossos estudantes o quanto ações simples podem ser mais sustentáveis. Será um exemplo real de como podemos mudar aos poucos o ambiente onde vivemos”, conclui Karol Carminatti, arquiteto responsável pelo paisagismo do Bloco da Saúde e professor da UNIFEBE.

O projeto de paisagismo do Bloco da Saúde está em desenvolvimento e deve ser finalizado nas próximas semanas. A entrega oficial da obra para a comunidade acadêmica deve ocorrer ainda este ano.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Contábeis atendem à comunidade no 4º “Declare Certo”
UNIFEBE

Acadêmicos de Contábeis atendem à comunidade no 4º “Declare Certo”


17 de março de 2014
Abertas as inscrições para Prêmio Stemmer de Inovação

Abertas as inscrições para Prêmio Stemmer de Inovação


28 de janeiro de 2010
Professor da Unifebe tem artigo publicado em Revista Científica

Professor da Unifebe tem artigo publicado em Revista Científica


07 de março de 2008
Skip to content