notícias colégio
Notícias
29 de julho de 2016

UNIFEBE integra grupo internacional de pesquisa para novas técnicas em Raios-X

Os avanços na área de micro e nano fabricação de componentes permitiram o desenvolvimento de novas técnicas para geração de imagens em Raios-X. E para pesquisar até onde é possível chegar utilizando essas novas técnicas, instituições da Alemanha e do sul do Brasil se organizaram em uma rede de colaboração, a “s-BrAXIN”.

Preocupada com o desenvolvimento de sua comunidade, a UNIFEBE também faz parte desta rede de colaboração. Por isso, o coordenador do Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação da UNIFEBE, Denis Boing, esteve de 25 a 29 de julho, no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), na Alemanha, para participar de um workshop sobre as novas tecnologias em imagem raios-X.

No “s-BrAXIN”, as instituições e empresas envolvidas irão desenvolver, implementar e aplicar Imagens de raios-X através de novas tecnologias desenvolvidas previamente no KIT e na Universidade Técnica de Munique (TUM), também na Alemanha.

Rede s-BrAXIN

IMG_7820

O conjunto s-BrAXIN é atualmente composto por três parceiros, KIT, UNIFEBE e UDESC. O principal foco da pesquisa é o desenvolvimento de componentes ópticos por microfabricação para ampliar a resolução das imagens obtidas por raios-X, e com isso, possibilitar a análise com maior exatidão de componentes fabricados em materiais compósitos e biocompatíveis.

— A rede de colaboração poderá oferecer melhor infraestrutura e desenvolvimento do projeto de imagens de Raios-X, bem como o desenvolvimento de competências específicas, por meio do intercâmbio de estudantes entre Brasil e Alemanha — explica Boing.

Está programado para novembro deste ano um segundo workshop, agora no Brasil, para abordar as questões direcionadas ao projeto de pesquisa e a viabilização do X-Ray Imaging Laboratory.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Fotos: Divulgação
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Comunicado nº 10/12 – Resultado Final para função de Estagiário para Biblioteca Acadêmica

Comunicado nº 10/12 – Resultado Final para função de Estagiário para Biblioteca Acadêmica


09 de fevereiro de 2012
Espetáculo Tabuleiro de Ritmos diverte público

Espetáculo Tabuleiro de Ritmos diverte público


16 de abril de 2012
Acadêmicos participam de Seminário sobre Basquete

Acadêmicos participam de Seminário sobre Basquete


02 de setembro de 2010
Skip to content