29 de julho de 2016

UNIFEBE integra grupo internacional de pesquisa para novas técnicas em Raios-X

Os avanços na área de micro e nano fabricação de componentes permitiram o desenvolvimento de novas técnicas para geração de imagens em Raios-X. E para pesquisar até onde é possível chegar utilizando essas novas técnicas, instituições da Alemanha e do sul do Brasil se organizaram em uma rede de colaboração, a “s-BrAXIN”.

Preocupada com o desenvolvimento de sua comunidade, a UNIFEBE também faz parte desta rede de colaboração. Por isso, o coordenador do Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação da UNIFEBE, Denis Boing, esteve de 25 a 29 de julho, no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), na Alemanha, para participar de um workshop sobre as novas tecnologias em imagem raios-X.

No “s-BrAXIN”, as instituições e empresas envolvidas irão desenvolver, implementar e aplicar Imagens de raios-X através de novas tecnologias desenvolvidas previamente no KIT e na Universidade Técnica de Munique (TUM), também na Alemanha.

Rede s-BrAXIN

IMG_7820

O conjunto s-BrAXIN é atualmente composto por três parceiros, KIT, UNIFEBE e UDESC. O principal foco da pesquisa é o desenvolvimento de componentes ópticos por microfabricação para ampliar a resolução das imagens obtidas por raios-X, e com isso, possibilitar a análise com maior exatidão de componentes fabricados em materiais compósitos e biocompatíveis.

— A rede de colaboração poderá oferecer melhor infraestrutura e desenvolvimento do projeto de imagens de Raios-X, bem como o desenvolvimento de competências específicas, por meio do intercâmbio de estudantes entre Brasil e Alemanha — explica Boing.

Está programado para novembro deste ano um segundo workshop, agora no Brasil, para abordar as questões direcionadas ao projeto de pesquisa e a viabilização do X-Ray Imaging Laboratory.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Unifebe realiza Processo Seletivo de Funcionários e Estagiários

11 de janeiro de 2010