notícias colégio
Notícias
17 de março de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE já soma mais de 15 ligas acadêmicas de Medicina

Grupos formados por professores e estudantes buscam aprofundar conhecimentos em áreas específicas.

Pediatria, Neurologia, Cardiologia, Semiologia e Urgência e Emergência são algumas das mais de 15 áreas específicas estudadas pelos alunos de Medicina nas ligas acadêmicas. Os grupos criados pelos próprios estudantes e professores, buscam aprofundar conhecimentos em determinados campos de atuação da Medicina.

Nos últimos seis meses, mais de dez novas ligas foram criadas. Os encontros são uma atividade de extensão, realizada na universidade, mas fora do cronograma de aulas do curso. “As ligas estimulam esse contato com a iniciação científica e proporcionam esse envolvimento dos alunos com a promoção de ações de caráter científico e social, como simpósios e congressos”, enfatiza o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Além de permitir esse compartilhamento de informações, as ligas acadêmicas são uma oportunidade de o aluno realizar estágios em sua especialidade de interesse. “É o primeiro contato do estudante com uma área específica dentro da Medicina e isso pode ajudá-lo quando ele tiver que escolher uma especialidade. As ligas são também uma troca muito interessante entre os alunos, pois são compostas por acadêmicos de todas as fases do curso e coordenadas por professores especialistas”, salienta o coordenador de Medicina da UNIFEBE, doutor Osvaldo Quirino de Souza.

Em janeiro, a estudante Milena Fabrizzio assumiu a Liga Acadêmica de Semiologia (LASEMIO). Ela e mais quatro estudantes, sob a orientação do professor Phelipe dos Santos Souza, aprofundarão seus conhecimentos relacionados ao estudo dos sinais e sintomas das doenças. Milena conta que no curso de Medicina da UNIFEBE, a Semiologia está inserida na disciplina de Habilidades, a qual despertou seu interesse pela área.

“Participar da LASEMIO é essencial para minha formação como médica, pois a Semiologia é a base para fundamentar a consulta. Com ela aprendemos a olhar e examinar o paciente, dar um diagnóstico e fazer um plano terapêutico, tudo isso com mais segurança e sem esquecermos a importância de uma Medicina Humanizada”, conclui Milena.

Devido ao isolamento social, neste primeiro momento, os encontros dos grupos são realizados via take-home. Conheça as áreas estudadas pelas Ligas Acadêmicas de Medicina da UNIFEBE:
Alegria e Humanização
Anatomia
Cardiologia
Cirurgia e Trauma
Clínica Médica
Endocrinologia e Metabologia
Gastroenterologia
Ginecologia e Obstetrícia
Medicina Intensiva
Neurologia e Neurocirurgia
Otorrinolaringologia
Patologia
Pediatria
Psiquiatria
Semiologia
Urgência e Emergência
Urologia

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Incubadora da UNIFEBE recebe primeiros projetos para desenvolvimento no Orla
Inovação

Incubadora da UNIFEBE recebe primeiros projetos para desenvolvimento no Orla


06 de julho de 2023
Vestibular ACAFE será realizado neste domingo na UNIFEBE

Vestibular ACAFE será realizado neste domingo na UNIFEBE


03 de junho de 2014
4ª edição da Feira de Línguas Estrangeiras do Colégio UNIFEBE aborda cultura inglesa e espanhola
Colégio Universitário

4ª edição da Feira de Línguas Estrangeiras do Colégio UNIFEBE aborda cultura inglesa e espanhola


14 de junho de 2024
Skip to content