notícias colégio
Notícias
27 de setembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

UNIFEBE lança clube de leitura voltado para acadêmicos

Clube do Penso tem como foco as publicações com temática ligada à saúde

Iniciativa voltada para acadêmicos da UNIFEBE, o clube de leitura Clube do Penso, busca estimular uma compreensão mais profunda sobre o ser humano, experiências e emoções. Nele, são trabalhadas obras que abordam a saúde, como forma de estimular e qualificar a formação profissional dos acadêmicos.

A primeira edição da iniciativa ocorreu no último dia 6, focada no curso de Fisioterapia. Mesmo que a iniciativa tenha iniciado na área, a tendência, segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia e idealizadora do projeto, professora Leilane Marcos, é que ela seja disponibilizada para acadêmicos dos demais cursos.

De acordo com ela, a ideia é que o projeto se desenvolva como um movimento estudantil dos diferentes cursos da UNIFEBE, para o desenvolvimento de habilidades por meio das artes, literatura, música, pintura, fotografia e cinema. “A partir do momento que trazemos para esses acadêmicos, o acesso e contato com outras áreas, envolvendo, principalmente as artes, também fazemos com que eles desenvolvam habilidades que serão importantes no decorrer de suas atividades profissionais”, afirma.

A coordenadora afirma que elementos como a criatividade, capacidade de tomada de decisão, leitura e escrita também são recorrentes no dia a dia do setor. Outra vantagem indicada que a discussão gerada por grupos semelhantes é quanto ao desenvolvimento da capacidade argumentativa, posicionamento e de escuta.

“Acredito que essa experiência vai ser muito benéfica para a minha carreira, pois, a cultura nos faz perceber o mundo com olhares diferentes. Fiquei muito feliz com a iniciativa e ler sempre me envolveu muito”, relata a acadêmica Bruna Bosio.

Benefícios em grupo
Professora de Letras, Mariana Vicentini, é pesquisadora da área de linguagens e aderiu ao grupo como uma forma de auxiliar os integrantes quanto às estratégias de leitura e interpretação de texto. “Nosso objetivo é dar aos estudantes um repertório mais amplo em torno de práticas de leitura e mostrar como elas podem refletir na relação desses acadêmicos e futuros profissionais da saúde no auxílio dos pacientes em tratamento”, descreve.

Uma estratégia usada para tornar a leitura mais atrativa foi a gamificação, com o uso da plataforma Classcraft. Nela, a leitura ganhou um formato com missões e pontuação, que são revertidos em benefícios ao longo do clube de leitura.

De acordo com ela, outras vantagens que a discussão gerada pela leitura em grupo gera são o desenvolvimento da capacidade argumentativa, de posicionamento e de escuta. “Acredito que a leitura tem um poder transformador de influenciar no desenvolvimento do senso crítico dos acadêmicos, mesmo que seja de âmbito literário. A linguagem é uma representação do contexto em que foi produzida e, por isso, pode contribuir em diversos aspectos acadêmicos e profissionais das integrantes do clube”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Alunas de Pedagogia entregam donativos à AVOS em Florianópolis
Universidade Comunitária

Alunas de Pedagogia entregam donativos à AVOS em Florianópolis


17 de dezembro de 2016
Comunicado: Eleições – Coordenadores de curso de graduação

Comunicado: Eleições – Coordenadores de curso de graduação


09 de novembro de 2005
Egresso do curso de Educação Física realiza oficina com acadêmicos da UNIFEBE
Educação Física

Egresso do curso de Educação Física realiza oficina com acadêmicos da UNIFEBE


27 de outubro de 2023
Skip to content