notícias colégio
Notícias
04 de novembro de 2025
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE lança versão atualizada da obra histórica “Vencer ou Morrer”

Livro do historiador italiano Renzo Maria Grosselli é considerado um dos principais materiais de consulta sobre a imigração de língua italiana em Santa Catarina

A Editora da UNIFEBE lançou nesta segunda-feira (3) a versão atualizada da obra “Vencer ou Morrer”, material histórico sobre a imigração dos primeiros povos de língua italiana a Santa Catarina, publicado originalmente em italiano em 1986, pelo sociólogo e historiador italiano Renzo Maria Grosselli.

“Há quase 40 anos, depois do lançamento do primeiro livro, temos a honra de escrever uma nova página na história, aqui em Brusque, berço da grande imigração em Santa Catarina.  Para a nossa instituição, que valoriza tanto a história, a memória e o rigor científico, é uma honra receber o Renzo e estampar o selo da Editora da UNIFEBE na capa de mais uma importante obra histórica do Estado, considerada uma verdadeira “bíblia” para os descendentes italianos, tamanha a veracidade e cientificidade da pesquisa apresentada pelo autor”, celebrou a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

O evento, realizado no auditório do Bloco F da UNIFEBE, contou com a presença do autor, convidados e autoridades. O lançamento integra as celebrações dos 150 anos da grande imigração no estado e foi aberto com o espetáculo “Mérica Mérica: La Nostra Storia”. A apresentação artística, produzida e interpretada pelo Coro UNIFEBE e pelo Grupo Teatral da instituição, transformou em arte as vivências, canções e os costumes dos milhares de imigrantes que chegaram a Santa Catarina no século XIX.

A publicação lançada na UNIFEBE é resultado de um projeto cultural apresentado pela Associação Beneficente Besenello e aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A impressão do material também contou com o incentivo da empresa ZM S.A., Toalhas Atlântica, Sta. Catharina Chocolateria, professor Luiz Pedro Benvenutti, Banco Cooperativo Sicoob S.A. e Prefeitura de Nova Trento.

A obra também será lançada nesta terça-feira, dia 4, às 19h30, na Casa Dei Nonni, no Centro de Nova Trento; no sábado, dia 8, às 19h, no Ambiente Casa Nostra, na sede do Lira Circolo Italiano di Blumenau; na segunda-feira, dia 10, às 19h, no Auditório do Centro Cultural de Rodeio; na terça-feira, dia 11, às 19h, no Auditório do Museu da Imigração, no Centro de Rio dos Cedros e quarta-feira, dia 12, às 17h30, no Hall da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e Florianópolis.

A versão atualizada do livro Vencer ou Morrer já está à venda em livrarias da região e diretamente com a Associação Besenello, de Nova Trento.

Vencer ou Morrer – versão 2025

Lançada pela primeira vez no Brasil, em 1987, a versão em português do livro “Vincere o Morire” foi editada pela editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC). Em 2023, em uma visita à UNIFEBE, o autor que vive em Trento, apresentou seu desejo de complementar e atualizar a obra.

O desafio foi aceito pela instituição e, por meio de novas pesquisas realizadas pelo autor em Santa Catarina, foi acrescida ao livro a relação da imigração italiana e de tiroleses italianos para o sul do estado no século XIX. Além disso, alguns trechos foram suprimidos pelo próprio historiador, que considerou necessário ajustar a obra para o momento presente.

Foram cerca de dois anos para que a Editora da UNIFEBE realizasse o trabalho de digitalizar e converter em texto as 589 páginas do livro lançado em 1987. Sem o texto original editável, cada palavra precisou ser revisada e comparada pelos profissionais envolvidos, a fim de garantir a fidedignidade do material que já possuía quase 40 anos. O novo material em português também foi traduzido com rigor acadêmico e conta com a atualização do tempo verbal, já que os fatos relatados ocorreram no século XIX e eram tratados no material como “século passado”.

O novo projeto gráfico, explica a coordenadora da Editora, professora Arina Blum, apresenta a obra com modernidade, mas sem perder as características históricas e culturais. A capa do livro mantém a imagem do velho barbudo, como nas edições de 1986 e 1987, mas nessa edição, é ilustrada manualmente pela artista gráfica Maria Alice Mattoso Camargo.

Referencial histórico

Considerado um referencial histórico por conter as inúmeras listas de imigrantes do século XIX, de suas respectivas origens e localizações de lotes nas colônias Blumenau e Brusque, o livro tem auxiliado inúmeras gerações a obterem cidadania italiana, por servir como subsídio para muitos descendentes.

Escrito pelo autor, sociólogo e historiador italiano Renzo Maria Grosselli, a pesquisa para o desenvolvimento do livro conta com a contribuição de Annarosa Gianotti, sua esposa à época. Além de ser a principal referência de historiografia da grande imigração de língua italiana tanto no estado quanto na Itália, a obra apresenta uma análise histórica e sociológica, permitindo ao leitor compreender as linhas políticas e sentir as necessidades e sonhos de um povo que partiu em busca de uma nova terra.

O autor, Renzo Maria Grosselli, é natural de Trento, Itália, e tem mais de trinta obras publicadas. Com uma vida dedicada à pesquisa e à escrita, o autor fez do Brasil sua segunda pátria. Graduado em Sociologia e doutor em História, em 1980 decidiu percorrer as Américas em busca de conhecimento. Foram mais de 40 mil quilômetros em 364 dias.

A passagem por Santa Catarina despertou no autor o interesse por questões da emigração trentina ao estado. Assim, de 1983 a 1984, fez pesquisas aprofundadas em arquivos dos municípios catarinenses de Nova Trento, Rio dos Cedros, Rodeio, Guabiruba (Lageado), Botuverá, Brusque, Blumenau, Joinville e Florianópolis e, posteriormente, em outros do norte da Itália. O resultado da pesquisa gerou as versões do livro em italiano, publicado em 1986, e com tradução para o português, em 1987. Em 2023, retornou a Santa Catarina, complementou suas pesquisas e atualizou a riquíssima obra, possibilitando que, em 2025, fosse publicada a versão atualizada.

“Com a atualização da obra, queremos dar também às novas gerações a sua história, a sua origem. O intuito é que ele desperte novamente não somente nos trentinos, vênetos, tiroleses e lombardos esse senso de pertencimento, mas em todos aqueles que reconhecem na imigração italiana o berço de suas famílias”, complementa o autor.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Curso de Extensão de Cervejeiro Artesanal está com inscrições abertas
Pesquisa

Curso de Extensão de Cervejeiro Artesanal está com inscrições abertas


08 de novembro de 2017
Equipe de Voleibol sagra-se campeã estadual

Equipe de Voleibol sagra-se campeã estadual


10 de dezembro de 2012
Seleção para novos integrantes do Coro UNIFEBE inicia nesta quinta-feira (6)
Bolsas de Estudo

Seleção para novos integrantes do Coro UNIFEBE inicia nesta quinta-feira (6)


06 de agosto de 2020
Skip to content