A programação da II edição da Bi-semana da UNIFEBE reuniu estudantes, professores, profissionais técnico-administrativos e membros da comunidade ao longo do mês de setembro. A programação contou com exposições, apresentações, oficinas práticas e a XIX Mostra de Talentos. Além das atividades fixas, os intervalos culturais também movimentaram o Campus Santa Terezinha.
Conforme a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Extensão, professora Edineia Pereira da Silva, a Bi-semana é uma oportunidade importante de integração entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa, além de servir de espaço para a expressão do conhecimento, cultura e arte.
“Conseguimos reunir atividades relevantes para nossos acadêmicos, professores e profissionais técnico-administrativos em uma programação que valorizou talentos, conhecimento e elementos da cultura de Brusque e região”, descreve a pró-reitora.
Exposições e Mostra de Talentos
A exposição Sustentabilidade e Inclusão, no dia 17 de setembro, marcou o final do Projeto Acadêmico Interdisciplinar (PAI), do curso de Pedagogia e o início da programação oficial da edição, no átrio do Bloco A. Dois dias depois, o mesmo espaço recebeu as exposições Jogos de Cultura Oceânica e Painel Interativo Poluição Marinha e Saúde Humana, que ficou disponível até o dia 23 do mesmo mês; Clicks: Pelas lendas do Vida Ativa; e a exposição Artefatos que contam Histórias: O traje de Anita Garibaldi. Essas duas, estiveram em exibição até o final da programação cultural.
O auditório do bloco F recebeu a XIX Mostra de Talentos. Para ela, foram preparadas nove apresentações e quatro exposições diferentes. A programação ainda contou com a oficina Bordado em Papel, desenvolvida por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, no Bloco D.
A apresentação do Coro UNIFEBE, durante o Intervalo Cultural, emocionou acadêmicos e visitantes em duas oportunidades ao longo da Bi-semana. Outras atrações foram o músico Rogerinho Las Flores, no dia 16 e do Teatro UNIFEBE, no dia 24 de setembro.
Uma das noites também contou com a apresentação da banda formada por estudantes do Colégio UNIFEBE, a Unibanda. Integrantes da Confraria das Bordadeiras de Brusque ministraram uma oficina focada nas técnicas e práticas de Brusque para acadêmicos do curso de Design de Moda. A atividade ocorreu no Laboratório de Moda, no dia 25.
Talentos
Mateus Angelo da Silva integra o Coro UNIFEBE há dois anos e é acadêmico de Psicologia. Ele aproveita as apresentações para atentar-se às reações da comunidade e acredita que eventos, como a Bi-semana, ajudam a dar visibilidade ao trabalho feito ao longo do ano.
Além das apresentações, ele subiu também subiu aos palcos durante a Mostra de Talentos, mesmo que o tempo para ensaio tenha ficado reduzido em meio à agenda. “A Mostra é muito importante para mostrar os alunos fora do seu ambiente de sempre, da sala de aula, além de possibilitar ao pessoal ver o talento dos colegas”, avalia.