notícias colégio
Notícias
29 de abril de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

UNIFEBE mobiliza comunidade sobre a causa animal

“Eu Sou Animal” aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de abril na UNIFEBE com intensa programação

O lançamento do livro “Eu Sou Animal – uma revolução social em busca do antiespecismo” finalizou o evento sobre a causa animal realizado no Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) nos dias 24, 25 e 26 de abril.

A obra, produzida por professores, acadêmicos, egressos e entidades, é o terceiro de uma série de livros voltados à temática que promovem reflexão sobre a relação humano/animal. No livro, em especial, além de assuntos como fraternidade e solidariedade como paradigmas de proteção ambiental, a efetivação dos direitos dos animais, registro dos animais em cartórios, entre outros, o especismo ganhou destaque.

A professora do curso de Direito e uma das autoras, Daíra Andréa de Jesus, ressalta que a temática da obra é plural e democrática.

— O Eu Sou Animal é um evento de extrema relevância e essa obra dá ao animal não humano o status de protagonista. Os artigos são ricos e em cada um deles percebe-se o papel do direito e do seu intuito de proteger a causa — enfatiza.

Além do lançamento do livro, o Eu Sou Animal contou com diversas palestras, feira de animais, exposições de ONG’s, venda de produtos veganos, o Desafio da Ração e o Concurso de Redação.

A organizadora, professora Ana Selma Moreira, resume que o evento foi um sucesso e superou as expectativas. Ela enfatiza que conseguiu-se sensibilizar a comunidade acadêmica sobre os Direitos dos Animais.

—  O Eu Sou Animal envolveu todos os cursos da UNIFEBE, muitas pessoas participaram e as parcerias realizadas foram positivas. O evento serviu para mostrar que não precisamos subjugar os animais não humanos, mas sim respeitá-los — ressalta.

A reitora da Instituição, professora Rosemari Glatz, enfatiza que debater a causa animal é imprescindível, já que a mesma é intrínseca à vida humana. Para ela, eventos como esse engrandecem a formação.

Palestras

Diversos profissionais renomados palestraram na UNIFEBE durante o evento. A professora Doutora Sônia Felipe falou sobre Diet (ética): dieta mortal, aquecimento global; a professora Doutora Paula Brügger abordou os Direitos animais e sustentabilidade ambiental: um panorama transdisciplinar sobre o apocalipse da pecuária; a professora Doutora Letícia Albuquerque palestrou sobre A proteção animal no Direito Internacional e Maria Alice da Silva compartilhou experiências sobre a Fundamentação filosófica dos direitos humanos e não humanos.

— É um tema que tem relação direta com o futuro da humanidade. O que colocamos no prato para comer terá um impacto direto no meio ambiente, construirá um meio ambiente mais ou menos sustentável — enfatiza Paula.

Letícia observa que as universidades estão mais sensíveis à causa animal e que o evento é um exemplo disso. Para Maria Alice, a fundamentação filosófica dos direitos humanos e não humanos é uma questão que deve ser considerada importante para um diálogo moral, e o papel da universidade é repensar essa base, não só como cidadãos, mas como profissionais.

Desafio Criativo

Durante o Eu Sou Animal, os cursos de Publicidade e Propaganda (PP), Moda e Gráfico realizaram o primeiro “Desafio Criativo”. Os alunos, divididos em grupos multidisciplinares, produziram para as ONGs materiais relativos à moda, comunicação gráfica e marketing.

O coordenador de PP, Rafael Zen, afirma que a atividade supriu as expectativas. Segundo ele, os alunos desempenharam tarefas multidisciplinares e as entidades ficaram impressionadas com o trabalho.

A acadêmica da 7ª fase de Moda, Fernanda Araldi, enfatiza que o desafio foi relevante para sua formação.

—  A troca de ideias entre os cursos foi muito positiva e gerou um resultado satisfatório para nós que realizamos a atividade como para as ONGs que receberam nossa criação — avalia.

Colégio Universitário

Os estudantes do Colégio Universitário de Brusque integraram-se ao evento em duas ações específicas: no Concurso de Redação e na Arrecadação de Ração. Ao todo, o Colégio arrecadou quase 1, 4 tonelada de ração.

Com o título “Violados pelo Sistema”, Heloise Soares foi a vencedora do concurso de redação e Eduarda de Souza ficou com o segundo lugar. O título do texto é “Equívoco dos Parques Aquáticos”.

O diretor Claudemir Aparecido Lopes destaca que foi muito bem-vinda a parceria do Colégio com o evento, já que através da discussão e da percepção estudantil quanto às preocupações com os cuidados com os animais, saiu-se da reflexão para a prática.

— A coleta de ração foi um motivo de mobilização dos estudantes como atividade concreta de ações altruístas em favor dos animais.  A participação dos alunos surpreendeu positivamente, pois se dedicaram com afinco e alegria. Somos gratos a todos pela dedicação — ressalta.

Resultados

Turma vencedora

2ª Série do Ensino Médio com 839,100kg

2º Lugar

 3ª Série do ensino Médio com 534,700kg

***A 1ª Série arrecadou 25Kg e doou para a 2ª série.

Confira a Galeria de Fotos

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Inscrições abertas para o seminário “Partilhas de práticas de Letramento”
Pedagogia

Inscrições abertas para o seminário “Partilhas de práticas de Letramento”


01 de abril de 2024
UNIFEBE lança curso de Educação Física semipresencial
Lançamento

UNIFEBE lança curso de Educação Física semipresencial


24 de abril de 2018
Em visita técnica ao Hospital Santa Catarina acadêmicos de Medicina da UNIFEBE conhecem programas ambientais da instituição
Medicina

Em visita técnica ao Hospital Santa Catarina acadêmicos de Medicina da UNIFEBE conhecem programas ambientais da instituição


06 de setembro de 2023
Skip to content