notícias colégio
Notícias
28 de setembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

UNIFEBE participa de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Brusque

Instituição é parceria da prefeitura na construção do projeto; primeira audiência pública foi realizada no dia 27 de setembro

Próximo de ultrapassar 130 mil habitantes, Brusque possui atualmente 104 mil veículos registrados. Com o objetivo de buscar alternativas para amenizar a “complexidade” que se tornou o trânsito no município, foi realizado na UNIFEBE na noite de quinta-feira, 27 de setembro, Audiência Pública de Lançamento do Plano de Mobilidade Urbana de Brusque.

Elaborado pela UNIFEBE e prefeitura municipal, o plano tem a consultoria do doutor em Gestão de Trânsito Christoph Hupfer, que é professor da Universidade de Karlsruhe na Alemanha.

A professora de Arquitetura e Urbanismo, Patricia Kuwer, que é presidente da Comissão para o desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Brusque, explica que o objetivo é projetar a mobilidade da cidade para as próximas décadas e buscar diretrizes do que será feito para a melhor utilização dos espaços urbanos.

Ela destaca que a metodologia apresenta parâmetros não baseados em um modelo convencional, mas por um modelo que visa a execução das ações elencadas no plano proposto, a curto, médio e longo prazos, desenvolvido conforme as demandas de Brusque.

— Se faz necessária a participação da sociedade no processo. Desta maneira, serão realizadas oficinas e reuniões com grupos em bairros para que a comunidade possa se manifestar — enfatiza.

Patrícia ainda explica que audiências públicas deverão ocorrer em quatro momentos, sendo que a primeira foi essa, no lançamento do plano, onde a comunidade conheceu a sistemática das atividades; após a realização do modelo representativo das condições atuais; na apresentação das metas e cenários possíveis a serem alcançados e, por fim, na apresentação do texto final do Plano de Mobilidade Urbana.

Soluções

André Rocha Tomasi, da UNIFEBE, também integra a coordenação da comissão e salienta que ao finalizar o plano, o mesmo é aprovado como lei. Segundo ele, é fundamental a participação da comunidade e de representantes de entidades e associações, para que juntos possam encontrar as melhores soluções para o trânsito de Brusque.

— A UNIFEBE, junto com representantes da Secretaria de Trânsito e Mobilidade, Polícia Militar e com a consultoria da Universidade de Karlsruhe, especialista na plataforma que se pretende usar para o desenvolvimento do plano, desenvolverão o projeto que organizará o trânsito em Brusque, proporcionando com que os diferentes modais possam se relacionar mais harmonicamente — ressalta.

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica da Prefeitura de Brusque, Willian Molina, que representou o prefeito Jonas Paegle na audiência, o trânsito da cidade é uma preocupação e a parceria entre as entidades e a comunidade favorecerá a resolutividade do trabalho.

— Com a expertise em mobilidade da Universidade de Karlsruhe, aliando a tecnologia, estudos técnicos e as experiências da comunidade nas mais diversas regiões, construiremos o conhecimento para resolvermos em definitivo o trânsito do município — enfatiza.

Além das autoridades citadas na matéria, participaram do evento o secretário de Trânsito e Mobilidade de Brusque, Valério de Moraes Kosel, vereadores, presidentes de associações de bairro, entre outros.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Mutirão do Procon atende 80 audiências em dois dias
Serviço

Mutirão do Procon atende 80 audiências em dois dias


06 de setembro de 2017
Unifebe firma convênio com Centro di Cultura Italiana

Unifebe firma convênio com Centro di Cultura Italiana


19 de junho de 2008
Inscrições para Estágio no Núcleo de Prática Jurídica

Inscrições para Estágio no Núcleo de Prática Jurídica


30 de novembro de 2006
Skip to content