notícias colégio
Notícias
29 de outubro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE prepara-se para receber estudantes da Universidade de Karlsruhe da Alemanha

Acadêmicos participarão de programação voltada à mobilidade urbana.

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) receberá na quarta-feira (30), onze estudantes da Universidade de Karlsruhe, da Alemanha. Os acadêmicos de graduação e mestrado participarão nos próximos cinco dias do Workshop Mobilidade Sustentável, evento promovido pela UNIFEBE em parceria com a Universidade de Karlsruhe. A ação integra o projeto de Mobilidade Sustentável que o município de Brusque firmou com o Distrito de Karlsruhe, que por sua vez está contido no macroprojeto “50 parcerias Municipais pelo Clima”.

Para trabalhar o tema os estudantes serão desafiados logo no primeiro dia, a desenvolver com os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Sistemas de Informação da UNIFEBE, soluções de mobilidade urbana para interligar as cidades de Brusque e Guabiruba.

Na abertura do evento, os professores da instituição apresentarão o Plano de Mobilidade Urbana desenvolvido para Brusque, para que os pesquisadores entendam o atual e futuro cenário, e tragam soluções inovadoras. Após o lançamento do desafio, os acadêmicos serão divididos em seis equipes e visitarão os locais a serem estudados.

Na quinta-feira (31), o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Arnoldo Debatin Neto, discutirá o tema com as equipes desafiadas. Já na sexta-feira (1º), estudantes, professores e representantes das prefeituras farão uma descida pelo Rio Itajaí-Mirim, sob supervisão da Defesa Civil de Brusque. Esta ação serve como subsídio para possíveis propostas de mobilidade a partir do rio. No sábado (2), a comitiva segue para Curitiba, onde conhecerá a mobilidade do município, considerada cidade modelo em mobilidade urbana no Brasil.

A programação segue na segunda-feira (4), com um dia para pesquisas e finalização dos trabalhos. As propostas de mobilidade urbana serão apresentadas na terça-feira (5), no auditório do Bloco C, da UNIFEBE, campus Santa Terezinha.

De acordo com a supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, a mobilidade urbana é um tema emergente que integra o acordo entre as instituições. “O workshop é desenvolvido para que nossos acadêmicos tenham contato com estudantes de outros lugares do mundo, para que eles aprimorem seus conhecimentos, discutam ideias e temas, e tragam soluções para nossa realidade”.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, destaca que o objetivo principal da instituição é incentivar a pesquisa em prol da comunidade. “Nossa missão como universidade comunitária é envolver nossos acadêmicos e professores em pesquisas que contribuam com a sociedade. Esperamos que eles apresentem soluções sustentáveis para usufruirmos desses resultados no futuro. Ações locais para mudanças globais”.

 

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe participa da Confraternização do Sistema Acafe

Unifebe participa da Confraternização do Sistema Acafe


07 de junho de 2010
Estudante bem cotado no Enade pode ganhar bolsa de estudos

Estudante bem cotado no Enade pode ganhar bolsa de estudos


05 de maio de 2010
Projeto UNIFEBE no Lazer desenvolve atividades na Escola de Ensino Fundamental Cedro Alto
Universidade Comunitária

Projeto UNIFEBE no Lazer desenvolve atividades na Escola de Ensino Fundamental Cedro Alto


14 de junho de 2022
Skip to content