notícias colégio
Notícias
16 de agosto de 2006

Unifebe promove lançamento de livro em Braille

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque fez o lançamento do livro em braile Na Companhia das Fábulas, de André Soltau, professor da Instituição e supervisor de Extensão da Unifebe. Em seguida houve uma mesa redonda com a participação de integrantes da Associação dos Deficientes Visuais de Brusque e do Centro de Difusão de Literatura Regional para Cegos, de Blumenau.

O livro Na Companhia das Fábulas foi publicado em 2003 pela Editora Cultura em Movimento que, em parceira com o Centro de Difusão da Literatura Regional para Cegos de Blumenau (Centro de Braille), traduziu a obra para a versão Braille.

O sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita usado por portadores de deficiência visual. O método foi criado pelo francês Louis Braille, cego desde os três anos de idade. Utilizando seis pontos em relevo, distribuídos em duas colunas, é possível formar 63 símbolos diferentes, que permitem traduzir obras de diversos idiomas.  

O Centro de Braille, da Fundação Cultural de Blumenau, procura divulgar a produção literária de autores da região para que os cegos leiam e conheçam a história local. O livro Na Companhia das Fábulas, impresso em tinta e em Braille, é a sexta publicação do Centro de Braille.

O lançamento de Na Companhia das Fábulas aconteceu no dia 17, às 19h, no Auditório da Unifebe, no Bloco C, campus Santa Terezinha. A participação foi gratuita e aberta a todos os interessados. A mesa redonda foi uma discussão sobre o respeito à diferença.

Quem é André Soltau?

André Soltau, gaúcho de Alegrete, sempre gostou de observar a natureza. Fotógrafo, amante das artes cênicas, historiador e educador, ele consegue deixar marcas profundas e inquietantes por onde passa. A poeta e jornalista Tânia Rodrigues – que faz a apresentação do livro – qualifica André Soltau como “um poeta ainda tímido, ainda madurando, de coração escancarado”, que retrata, em seus poemas, a sua própria maneira de ser: sensível aos apelos do amor pela mulher amada e pela fraternidade. E completa: “Ora utilizando a linguagem direta, objetiva, ora fazendo uso de estruturas mais rebuscadas, André nos lembra o quanto viver pode ser um ato perigoso, mas ainda assim tão indispensável e precioso”.

Postagens relacionadas

Cursos promovem atividades no Dia Nacional da Construção Social
Cultura

Cursos promovem atividades no Dia Nacional da Construção Social


18 de agosto de 2017
Avaliação Institucional pode ser feita a partir desta segunda-feira

Avaliação Institucional pode ser feita a partir desta segunda-feira


18 de abril de 2011
Estágio fortalece formação acadêmica
Prática

Estágio fortalece formação acadêmica


11 de maio de 2018
Skip to content