25 de janeiro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE homenageia personalidades e entidades pela contribuição na história da instituição

Solenidade integrou as comemorações dos 50 anos da Fundação Educacional de Brusque - FEBE Foto: Robson Souza

Em comemoração aos seus 50 anos de história, a Fundação Educacional de Brusque – FEBE, mantenedora do Colégio UNIFEBE e do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), homenageou na noite da última terça-feira (24), as personalidades e entidades que, ao longo dos anos, têm contribuído com o legado da instituição. A solenidade, realizada na Sociedade Santos Dumont, em Brusque, reuniu autoridades governamentais, universitárias, estudantis e entidades representativas de diversos setores da sociedade.

Presidido pela presidente da FEBE e reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, o evento, seguido pelo Jantar Comemorativo, integra a programação alusiva às celebrações do Jubileu de Ouro.

Doutor Honoris Causa

Em reconhecimento às atividades desenvolvidas na instituição e pela sua contribuição à Ciência, Educação e Cultura, a reitora outorgou o Título Honorífico de Doutor Honoris Causa aos padres da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) e ex-presidentes da FEBE, padre Orlando Maria Murphy, na ocasião representado pela irmã Ivone Maria Murphy Hadlich e pelo sobrinho, Roberto Carlos Murphy. Ao padre Eloy Dorvalino Koch, representado pelo Pe. Anísio José Schwirkowski, ao padre Pedro Canísio Rauber, representado por Dom Claudio Nori Sturm, OFMcap, Bispo da Diocese de Patos de Minas/MG e sobrinho do homenageado, e ao padre João Hülse, representado pelo padre Anísio José Schwirkowski. Na ocasião, o título de Doutora Honoris Causa foi conferido à ex-presidente da FEBE e ex-reitora da UNIFEBE, professora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli.

Professores Eméritos

Os docentes da instituição também foram homenageados e receberam o título de Professor Emérito, em agradecimento pela dedicação ao magistério e pelo papel desenvolvido em prol da educação.

Benfeitores Beneméritos

Já as personalidades e entidades que contribuíram diretamente para que, por meio da educação, a UNIFEBE colabore com a comunidade local e regional, foram homenageados como Benfeitores Beneméritos.

Reconhecimento

Como forma de agradecer e reconhecer o trabalho e empenho dedicados à história da FEBE, a instituição homenageou o funcionário, a professora, o coordenador e o chefe de setor mais antigos em exercício. Já o ex-reitor e atual coordenador dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais, professor Günther Lother Pertschy, foi presenteado pelos oito anos em que esteve à frente da gestão superior da universidade.

A primeira turma do curso de Estudos Sociais com habilitação em Moral e Civismo também foi homenageada. Os egressos marcaram seus nomes na trajetória da instituição ao ingressarem em 1973 e concluírem, em 1977, o primeiro curso superior ofertado pela FEBE.

Memória Institucional

Durante o evento, a UNIFEBE lançou oficialmente o Hino UNIFEBE e o vídeo institucional em comemoração aos 50 anos.

Composto com o intuito de preservar a memória institucional, o Hino UNIFEBE reflete suas tradições, bem como seus valores humanos e culturais. A letra e música escolhida em concurso cultural, lançado em 2020, foi composta pela artista Eneida Nascimento Schaefer e orquestração de autoria do maestro Marcelo Heckert. Durante o evento, o Hino UNIFEBE foi interpretado pelo Coro UNIFEBE com a participação da Orquestra Municipal de Guabiruba.

Em sua fala, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, enfatizou a alegria de celebrar em comunidade, a conquista dos 50 anos da instituição, que mantém os princípios e os ideais de seu fundador, Pe. Orlando Maria Murphy, o de atuar na educação para formação de pessoas comprometidas com o bem comum da sociedade na qual estão inseridas.

“Desde aquele janeiro de 1973, 50 anos se passaram e estamos aqui, comemorando em comunidade, uma caminhada de muitos. De diferentes cores, raças e credos, mas sempre com uma coisa em comum: A firme vontade de construir um mundo melhor pela educação, alicerçado na fé em Deus. A história da Fundação Educacional de Brusque, pelas suas mantidas, UNIFEBE e Colégio UNIFEBE é de sucesso. É o nosso sucesso como comunidade, como sociedade. Que esta instituição, que é nossa, é daqui, tenha vida longa”, enalteceu a professora Rosemari.

A solenidade contou ainda com um momento ecumênico concelebrado pelo pastor Edélcio Tetzner, pároco da Paróquia Bom Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, pelo padre Silvano João da Costa, da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus – SCJ, e foi encerrada ao som dos parabéns, entoado por todos os convidados.

UNIFEBE promove II Semana Literária
Universidade Comunitária