19 de agosto de 2015

UNIFEBE promove Semana de Inclusão e Acessibilidade

Semana de Acessibilidade

Com o ingresso cada vez maior de pessoas com necessidades especiais no ensino superior e no mercado de trabalho, acessibilidade e inclusão tornaram-se temas recorrentes e relevantes no nosso cotidiano. Devido à importância do assunto, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove de 24 a 28 de agosto a 1ª Semana de Acessibilidade e Inclusão.

Com o tema “Acessibilidade e Inclusão: Sinônimo de Autonomia”, o evento abordará temas como: transtornos de aprendizagem, direitos trabalhistas e previdenciários das pessoas com deficiências, prevenção de deficiências entre outros.

As inscrições para o evento devem ser feitas antecipadamente pelo site da UNIFEBE http://www.unifebe.edu.br/site/index.php/semana-acessibilidade. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas.

Programação

A abertura da Semana será na segunda-feira, 24, a partir das 19h no auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha. Durante a noite, será realizada a palestra “Os direitos trabalhistas e previdenciários das pessoas deficientes”, ministrada pela auditora fiscal do trabalho e chefe do SEGUR/SRTE/SC, Luciana Xavier Sans de Carvalho.

Segundo a presidente do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da UNIFEBE, Alessandra M. Maestri Staack, é importante levar o assunto para dentro da universidade, para um entendimento mais amplo do termo acessibilidade.

“A discussão deve ir além da acessibilidade física e focar na atitudinal, pois é atitude das pessoas que promove significativas mudanças e, consequentemente, a quebra de barreiras, sejam elas físicas, culturais, conceituais ou atitudinais na sociedade”, define.

Alessandra ressalta que a universidade é o local de discutir todas as temáticas, mas principalmente as relacionadas à educação, política, direito e cidadania.

“Queremos envolver e sensibilizar a comunidade acadêmica para esse tema tão importante. Afinal, acessibilidade é imprescindível em qualquer idade e condição social e a UNIFEBE, como universidade comunitária, tem o compromisso de formar cidadãos éticos, conscientes dos problemas de sua época e comprometidos com a qualidade de vida na sociedade”, afirma.

Confira a programação completa:

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br