notícias colégio
Notícias
19 de setembro de 2012

UNIFEBE promove Semana do Trânsito

De 20 a 24 de setembro, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promove a Semana do Trânsito. A iniciativa é uma continuidade da Campanha UNIFEBE: Sinal Verde para a educação no trânsito que teve início em junho deste ano. O projeto promove nesta quinta-feira uma palestra com o Guarda Municipal, Adalberto Zen, que abordará o tema “Direção defensiva, abordagem em acidentes, conscientização e educação no trânsito”.


No dia 24, o palestrante é o Major Rubens Neumann, da Polícia Militar que apresentará os dados quantitativos de acidentes, principais causas, orientações sobre o trânsito e trabalhos desenvolvidos na área.


“É importante que sensibilizemos nossos acadêmicos, que estão na faixa etária mais vulnerável e de maior incidência ao risco de acidentes de trânsito, sobre a importância de se dirigir com cuidado. Além disso, é fundamental incentivarmos a educação no trânsito e a sustentabilidade”, afirmou o reitor Günther Lother Pertschy.


Semana Nacional de Trânsito


Neste mesmo período, a partir do dia 18, acontece no Brasil a Semana Nacional de Trânsito cujo tema a ser trabalhado é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”. É a primeira vez que a Semana vai trabalhar o tema velocidade.


Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) cerca de dois milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito. Dois fatores principais influenciam o crescimento da taxa de mortalidade no trânsito: comportamento e segurança dos usuários e o excesso de velocidade. O foco da conscientização são os jovens de 18 a 25 anos, considerado o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.


Dados da Secretaria de Saúde de Brusque informam que o gasto em 2010 com Internação Hospitalar decorrentes de acidentes de trânsito foi de R$875.375,96. No ano de 2011, esse valor aumentou em 1% sendo que a maioria dos gastos foi com procedimentos como: anestesias, fisioterapia, fraturas e TCE (Traumatismo Crânio Encefálico).


Em 2010 e 2011, os atendimentos de emergência do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux (Azambuja), provenientes de acidente de trânsito, passaram de cinco mil, sendo 921 acidentados com automóveis e 3603 com motocicletas. Os atropelamentos registraram o número de 490.


Ações da UNIFEBE


A UNIFEBE iniciou, em junho deste ano, a campanha “Sinal Verde para a Educação no Trânsito”. A primeira parte da campanha teve como objetivo incentivar as caronas. Na ocasião, foram entregues aos acadêmicos, funcionários e professores adesivos com a frase “Eu dou Carona”.


O site Caronetas – Caronas Inteligentes foi selecionado pela Universidade de Michigan como uma das 15 soluções mundiais inovadoras de mobilidade sustentável e foi convidado para participar do Rio+20. O cadastro demora menos de um minuto e é seguro, tanto que deve ser feito com o e-mail corporativo, que garante a proteção do usuário.


Em junho também foi ministrada uma palestra com o tema “Paz no Trânsito”, abordado pelo coordenador de Segurança do Trânsito do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade (IBPLAM), Paulo Rodrigo Sestrem.


Durante a palestra, Sestrem falou sobre o comportamento de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas no trânsito de Brusque. Deu dicas de segurança e falou sobre legislação de trânsito. “O maior índice de mortes no trânsito em 2011 foram de pessoas entre 18 e 30 anos. É uma faixa etária que nos preocupa”, frisou. “Precisamos prevenir ações incorretas de motoristas e promover uma mudança de comportamento no trânsito”, complementou.


Segundo ele, de 2010 para 2011 diminuiu o número de acidentes e atropelamentos, mas as mortes aumentaram. “Em 2010 tivemos 31 óbitos registrados e no ano passado foram 33”, revelou. Durante a palestra foram sorteados materiais de conscientização e dois capacetes da Mega Motos.


Informações de como funciona o programa Caronetas acesse www.caronetas.com.br/unifebe.


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Unifebe promove curso para professores ingressantes

Unifebe promove curso para professores ingressantes


20 de dezembro de 2005
Colaboradores da FEBE participam de oficina sobre a utilização de ferramentas tecnológicas no trabalho
Formação

Colaboradores da FEBE participam de oficina sobre a utilização de ferramentas tecnológicas no trabalho


23 de maio de 2023
Conferência regional SC Mais Inovação é realizada na UNIFEBE
Destaque

Conferência regional SC Mais Inovação é realizada na UNIFEBE


27 de março de 2025
Skip to content