18 de setembro de 2014

Inscrições prorrogadas para viagem de estudos internacional para Escola da Ponte

Que tal conhecer uma forma de pedagogia alternativa? Com o curso de extensão e viagem de estudos do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE “Vamos a Portugal na escola da Ponte?” será possível vivenciar experiências que transcendem o currículo tradicional, praticadas na Escola da Ponte, em Portugal.

A atividade é uma iniciativa do curso de Pedagogia. Acadêmicos, egressos e a comunidade externa podem se matricular até o dia 25 de setembro na secretaria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – Proppex, sala 11 do Bloco C.

Os interessados somente no curso, sem participação na viagem, podem se inscrever por módulo. Para inscrever-se na viagem, é pré-requisito a matrícula no curso de extensão completo. Investimento e mais informações podem ser consultados no telefone 3211-7227 ou no e-mail internacional@unifebe.edu.br.

Segundo a coordenadora de Pedagogia, Marcilene Pöpper Gomes, o objetivo da viagem é aproximar a teoria da prática. “Buscamos ampliar nossas possibilidades por meio de viagens de estudo. Assim, sentimos que é o momento irmos até Portugal para conhecer a Escola da Ponte, por meio de palestras, conversas, olhares e observações”, explica.

Programação

O curso de extensão tem início no dia 27 de setembro, com a contextualização do trabalho realizado na Escola da Ponte. De outubro de 2014 a março de 2015, as aulas continuam com os temas:

• Outras possibilidades: Pedagogia Celestin Freinet;
• Pedagogia por Projetos: experiências que deram certo;
• O curso de Pedagogia em Portugal: como se dá a formação de professores?;
• Conhecendo melhor Portugal: aspectos políticos, econômicos e sociais e orientações básicas para viagem.

A viagem internacional de estudos será realizada de 17 a 28 de abril de 2015. “Estendemos o convite a toda comunidade brusquense e da região, pois sabemos do compromisso e da seriedade que existe por parte de muitos profissionais das escolas das redes estaduais e municipais, e das parcerias já consolidadas”, diz Marcilene.

Sobre a Escola

A Escola da Ponte é uma escola sem séries, sem ciclos, sem sala de aula específica ou delimitações. O educador português José Pacheco, idealizador e fundador da Escola da Ponte, desenvolveu um método pedagógico no qual é valorizado o conhecimento do aluno. O objetivo é ensinar a liberdade responsável e solidariedade.
O espaço é estruturado de modo que todos possam trabalhar com todos. Nenhum aluno é de um professor só e nenhum um professor é só de alguns alunos.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Campanha Natal Solidário encerra com entrega de mais presentes