notícias colégio
Notícias
25 de março de 2022
por: Celio Bruns Junior
Mídia - Beatriz

UNIFEBE realiza culto ecumênico em memória a corpos utilizados no curso de Medicina

Cerimônia teve o objetivo de reforçar o respeito da universidade pela história dos cadáveres

Na quinta-feira (24), foi realizado no Bloco da Saúde da UNIFEBE, um culto ecumênico voltado para a reflexão humanística da utilização do cadáver como instrumento de ensino-aprendizagem. Dois novos corpos foram recebidos pela instituição e serão utilizados pelos acadêmicos de Medicina da universidade no Laboratório de Anatomia. A cerimônia foi conduzida pelo pastor Edelcio Tetzner, da Comunidade Luterana, e contou com a presença da reitoria da universidade e a coordenação do curso, além do professor Rafael Saviolo Moreira, coordenador do laboratório e acadêmicos.

De acordo com a professora Rosemari Glatz, reitora da UNIFEBE, o culto foi um momento de reflexão que ficará marcado na trajetória dos acadêmicos. “Essa cerimônia é uma forma de homenagear essas pessoas que terão seus corpos à disposição da ciência, na formação dos futuros médicos. Esse momento também mostra nosso respeito pela memória e pela história dessas pessoas”, reconhece a reitora.
O coordenador do curso, Dr. Osvaldo Quirino de Souza considera que o momento reforça o compromisso da UNIFEBE em formar profissionais éticos e humanistas. “Essas pessoas provavelmente tiveram uma vida muito difícil e hoje estão aqui servindo à ciência. Na anatomia, a morte auxilia a vida, pois alunos e professores devem muito a esses cadáveres em seu aprendizado. Queremos médicos mais humanos, empáticos, solidários e que acolham o ser humano”, afirma o Dr. Osvaldo.

Para o professor Rafael Saviolo Moreira, a cerimônia simboliza os valores da universidade. “Este ato é um momento que evidencia o respeito e seriedade que a UNIFEBE conduz no uso de corpos para o ensino-aprendizagem. Formamos profissionais que têm a ética e o respeito como princípios norteadores”, garante o professor Saviolo.

Acadêmica da 3ª fase, Maria Eduarda Catani acredita que a solenidade serviu para reforçar a consideração dos estudantes pelos cadáveres que contribuem para suas formações. “Acima de tudo, são pessoas que tiveram seus sonhos e que agora estão nos ajudando a realizar os nossos”, conclui a futura médica.

Atualmente, o Laboratório de Anatomia da UNIFEBE conta com cinco cadáveres.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

NOTA DE ESCLARECIMENTO – 04/03/2009

NOTA DE ESCLARECIMENTO – 04/03/2009


04 de março de 2009
UNIFEBE abre inscrições para o segundo semestre letivo de 2022
Destaque

UNIFEBE abre inscrições para o segundo semestre letivo de 2022


25 de abril de 2022
Apresentação de Educação Física traz saúde coletiva como tema
UNIFEBE

Apresentação de Educação Física traz saúde coletiva como tema


26 de março de 2014
Skip to content