Foto: Gabrieli Kohler
Os coordenadores de Pedagogia e Jogos Digitais do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), os professores Eliane Kormann e Fernando Merízio, compartilharam seus conhecimentos sobre os processos de ensino-aprendizagem com os professores da rede municipal de Guabiruba. O evento, realizado de modo virtual, teve como objetivo preparar os docentes para o retorno das aulas presenciais e on-line.
Com a palestra “Educação Infantil: o acolhimento e o cuidado com a pequena infância”, Eliane abordou o cuidado e a importância de acolher as crianças na volta às aulas. “Falamos inicialmente sobre os sentimentos que trouxemos neste retorno, tanto na perspectiva dos professores quanto das crianças, do autocuidado e do cuidado do outro, da empatia, competências socioemocionais que precisamos desenvolver nesta nova configuração pedagógica”, salienta a professora.
Além disso, foram abordados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiências, como as brincadeiras e interações, eixos estruturantes da Educação Infantil, que devem estar presentes na intencionalidade educativa, sendo o planejamento uma das tarefas essenciais do professor da Educação Infantil. A escuta, observação, o registro, a avaliação e o replanejamento também foram abordados como elementos-chaves nesse processo. Propostas de atividades e os protocolos sanitários com base nos direitos humanos da criança, da família e do professor foram os temas finais da palestra.
Já o professor Fernando Merízio debateu com os professores da Educação Básica, anos iniciais e finais, “As práticas de ensino e aprendizagem na mobilidade híbrida”. Durante a formação, Merízio falou sobre a relevância das narrativas simbólicas e lúdicas para o processo de volta às aulas, depois de um ano letivo atípico. “Apresentamos a possibilidade de significação dos momentos que eles viveram e das expectativas do que viverão este ano, de uma maneira voltada para o lúdico, envolvendo os jogos, a fantasia, caminhos importantes para que eles ressignifiquem essa retomada”, explica Merízio.
Na formação, os professores também compartilharam sugestões de atividades para modalidades presenciais e virtuais, com foco na criação de jogos de tabuleiro, boardgames, desenvolvimento de histórias e caça ao tesouro, objetivando proporcionar um processo de ensino-aprendizagem lúdico e divertido.
Para o pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, a participação dos coordenadores no evento é um dos papéis da universidade. “Compartilhar o conhecimento acadêmico e socializar experiências enriquecem os professores da rede e também nossos coordenadores, que voltam para a universidade com um novo olhar sobre o cotidiano e mercado de trabalho”, conclui Gripa.