notícias colégio
Notícias
18 de maio de 2013

Lei Seca é tema de palestra na UNIFEBE

No evento, foi apresentada a campanha de conscientização “Operação Se Beber Não Dirija”


Na noite de quinta-feira, 16, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu uma palestra sobre as novas regras da Lei Seca e a ação “Operação Se Beber Não Dirija” com o tenente do 18º Batalhão de Polícia Militar, Marcus Vinícius Fraga e o Secretário de Trânsito e Mobilidade, Paulo Sestrem.
Durante a palestra, os ministrantes falaram sobre os índices de mortalidade no trânsito em Brusque e as ações que estão sendo desenvolvidas para minimizar esse problema. “Nosso principal objetivo é preservar a vida com abordagens de orientação e prevenção”, afirmou o tenente Fraga.
A plateia ainda recebeu informações sobre o etilômetro e os resultados que podem ser aferidos pelo equipamento, bem como sobre as infrações e as penalidades para o condutor que dirige alcoolizado.
A “Operação Se Beber Não Dirija” é uma ação que envolve a Guarda de Trânsito, Secretaria de Trânsito e Mobilidade, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Instituto Geral de Perícias, Ministério Público, Poder Judiciário e entidades de classe. No total, são 26 integrantes. Desde que a ação iniciou mais de 4800 veículos já passaram pela blitz, com 954 abordagens e 27 prisões em flagrante delito.
“Essa lei não impede ninguém de beber, mas sim de dirigir alcoolizado. Em Brusque, as pessoas mudaram sua conduta em relação a beber em festas, tanto que elegem o “motorista da vez” ou algum familiar para buscar”, explica Paulo Sestrem.
“Esta campanha conta com total apoio do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. A faixa etária dos nossos acadêmicos é a que mais se envolve em acidentes fatais e queremos abrir espaço para conscientização, seja por meio de palestras ou outras ações”, declarou o reitor Günther Lother Pertschy.
O público ainda assistiu a um vídeo de uma campanha australiana de prevenção a acidentes de trânsito, veiculada desde 1989 no país. No final alguns receberam uma cópia do DVD da campanha de Brusque e aceitaram participar de uma demonstração prática do uso do etilômetro.

O que diz a Lei
Uma resolução publicada no Diário Oficial da União, em janeiro, definiu a tolerância zero para álcool no teste do bafômetro. Qualquer quantidade detectada passa a ser considerada infração gravíssima. As mudanças no Código de Trânsito Brasileiro também dobraram o valor da multa para quem for pego dirigindo com qualquer teor de álcool no sangue. A multa, que era de R$ 957,70, passou para R$ 1.915,40, e se o motorista for reincidente em um período 12 meses, ela dobra de valor.
A nova Lei Seca determina que outros meios, além do bafômetro, podem ser utilizados para provar a embriaguez do motorista, como testes clínicos, depoimento do policial, testemunhos de terceiros, fotos e vídeos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Espetáculo “Arte na Doação” é apresentado na Unifebe

Espetáculo “Arte na Doação” é apresentado na Unifebe


08 de maio de 2008
Evento Sonora Brasil é realizado na Unifebe

Evento Sonora Brasil é realizado na Unifebe


25 de setembro de 2008
UNIFEBE participa do 14º Fórum das Escolas de Moda de 2019
Design de Moda

UNIFEBE participa do 14º Fórum das Escolas de Moda de 2019


06 de setembro de 2019
Skip to content