notícias colégio
Notícias
17 de setembro de 2013

UNIFEBE realiza Seminário sobre Sustentabilidade na Universidade

De 18 a 19 de setembro, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE realiza o IV Seminário Sustentabilidade na Universidade: desafios à ambientalização nas Instituições de Ensino Superior no Brasil, em parceria com a Universidade de São Paulo – USP, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. O evento acontece na cidade de Porto Seguro, Bahia.
Entre os objetivos do seminário estão verificar o estado da arte da incorporação da temática ambiental e da sustentabilidade socioambiental nas Instituições de Ensino Superior, socializar os avanços das universidades brasileiras no que diz respeito à ambientalização e sustentabilidade no currículo, gestão e planejamento territorial dos campi universitários, fortalecer parcerias entre as Instituições de Ensino Superior brasileiras e ibero-americanas para instituir convênios e programas interinstitucionais de pesquisa sobre a temática da sustentabilidade socioambiental e discutir estratégias e propor subsídios às políticas públicas educacionais e de meio ambiente direcionadas à sustentabilidade no Ensino Superior.
O evento é destinado para docentes/pesquisadores e gestores de IES e estudantes de pós-graduação e tem o apoio da Aliança de Redes Universitárias Ibero-americanas pela Sustentabilidade e Ambiente – ARIUSA
Rede Sulbrasileira de Educação Ambiental – REASul.

Confira a programação completa:
Programação: 18 de setembro – manhã
8h15 – Abertura institucional e apresentação dos participantes. Apresentação dos objetivos e estrutura do evento.
9h00 – Políticas para a sustentabilidade nas Universidades (Mostrar panoramas nacionais e regionais) Mediador (a): Patrícia Silva Leme
Palestra 1: Panorama da sustentabilidade nas IES Ibero-Americanas
Orlando Sáenz (Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais da Colombia e ARIUSA)
10h00 – Políticas para a sustentabilidade nas Universidades (Mostrar panoramas nacionais e regionais) Mediador (a): Patrícia Silva Leme.
Palestra 2: The Global Universities Partnership on Environment for Sustainability (GUPES) Isabel Martínez (PNUMA)
10h40 – Políticas para a sustentabilidade nas Universidades (Mostrar panoramas nacionais e regionais) Mediador (a): Patrícia Silva Leme
11h20 – Diálogo entre os palestrantes e público presente
Relatoras: Mariana R. R. dos Santos e Karina de Toledo Bernardo

18 de setembro – tarde

14h00 às 18h00 GT1 – A incorporação da sustentabilidade socioambiental na gestão e planejamento territorial do campus universitário. Apresentadores: Antônio Nelson Rodrigues da Silva (USP); Eugênio Batista Leite (PUC/MG); Welington B. C. Delitti (USP) Debatedor: Orlando Sáenz (UDCA e ARIUSA) Mediador: Antonio Vitor Rosa (USP) Relatora: Ana Maria de Meira (USP)
GT 2 – A incorporação dos temas Ambiente e Sustentabilidade no currículo da graduação e pós-graduação (ambientalização curricular). Apresentadores: Isabel Cristina de Moura Carvalho (PUC/RS); Aloísio Ruscheinsky (Unisinos); Alessandra Pavesi (UFSCar); Antônio Fernando Silveira Guerra (UNIVALI);
Debatedor: Carmem Farias (UFRP)
GT 3 – Políticas públicas e institucionais para incorporação dos temas ambiente e sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior. Apresentadores: Luiz Antônio Ferraro Junior (Universidade Estadual de Feira de Santana); José Vicente de Freitas (MEC); Dione Kitzmann (FURG); Rita Silvana Santana dos Santos (MEC) Debatedor: Victor Ranieri (USP) Mediadora: Mara Lúcia Figueiredo (UNIFEBE) Relatora: Daniela Cássia Sudan (USP).


Informações e inscrições: universidade.sustentabilidade@gmail.com


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social


 

Postagens relacionadas

Reitora prestigia Desfile de Natal

Reitora prestigia Desfile de Natal


04 de dezembro de 2009
Unifebe lança MBA em Gestão da Cadeia Têxtil

Unifebe lança MBA em Gestão da Cadeia Têxtil


03 de junho de 2011
Posse da nova reitoria será nesta terça-feira
UNIFEBE

Posse da nova reitoria será nesta terça-feira


08 de abril de 2019
Skip to content