05 de abril de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

UNIFEBE recebe equipamento de renomada fábrica de bombas

Netzsch do Brasil realizou doação de uma Bomba Helicoidal para o curso de Engenharia Mecânica

Os acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) poderão utilizar em suas aulas, a partir de agora, uma Bomba Helicoidal, também conhecida como Bomba de Cavidade Progressiva Nemo.

O equipamento foi doado à Instituição na quarta-feira, 3 de abril, pela Netzsch do Brasil, empresa de Pomerode (SC), líder mundial na fabricação de bombas helicoidais. A máquina vem complementar a infraestrutura do Laboratório de Fenômenos de Transporte da UNIFEBE.

A doação se deu por meio do contato realizado pelo professor do curso, Rodrigo Blödorn. No ano passado, os alunos realizaram uma visita técnica na empresa e conheceram o gerente regional de Vendas, Adairton Soethe, que construiu o equipamento para uso do laboratório.

A bomba será utilizada, especialmente, nas disciplinas de Mecânica dos Fluídos e Máquina de Fluxo. A função básica é transferir produtos líquidos de um ponto para outro, sem alterar suas características.

— A doação deste equipamento permite que possamos evoluir cada vez mais neste segmento de fluidos. Os acadêmicos poderão desenvolver aplicações, entender na prática o que estudam na teoria, vivenciar na realidade a transmissão do fluido de um tanque de reservatório para outro — enfatiza.

O coordenador do curso, Denis Boing, afirma que a bomba vem complementar a infraestrutura da universidade na área de Engenharia Mecânica.

— Ficamos muito felizes por recebermos essa importante doação, que vem aproximar ainda mais nossos alunos da indústria e da realidade do mercado de trabalho. Agradecemos à Netzsch e colocamos a Instituição à disposição para contribuir no desenvolvimento de novos produtos e processos — destaca.

Formação acadêmica

Soethe salienta a satisfação em colaborar com a formação dos estudantes da UNIFEBE, e inclusive propôs uma parceria na realização de palestras e treinamentos na Instituição. Ele explica que a bomba pode ser utilizada nas mais variadas indústrias, desde cervejaria até na aplicação de carne mecanicamente separada.

— Para a Netzsch é muito importante realizar essa parceria com a UNIFEBE. Estamos constantemente inovando em produtos tecnológicos, e essa inovação também é resultado da aproximação com a academia. Novas ideias sempre agregam valor e nós prezamos por isso — ressalta.

O reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, destaca a alegria em receber um equipamento tão importante para os estudantes e o desenvolvimento da pesquisa.

— Agradecemos pela doação e nos sentimos honrados. Uma parceria como essa alavanca conhecimentos e promove importantes resultados para a comunidade. Nossos acadêmicos estão à disposição para colaborar com vocês. Sirvam-se de nossos talentos — salienta.

Para a reitora eleita, professora Rosemari Glatz, a doação contribui para o desenvolvimento da vocação regional, aliando tradição e inovação, e aproximando academia, indústria e comunidade.

Também participou do evento a pró-reitora de Ensino de Graduação, Heloisa Maria Wichern Zunino, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Edinéia Pereira da Silva Betta e o vice-reitor, Alessandro Fazzino.

Saiba mais

As Bombas Helicoidais possuem uma ampla gama de aplicações e são utilizadas em todas as indústrias para o bombeio contínuo com pressão estável, suave e de baixa pulsação de praticamente todos os meios. O equipamento é capaz de transportar materiais fibrosos com segurança, seja para lodo, produtos químicos, adesivos, petróleo ou até mesmo iogurte.

Expectativa para a entrega de presentes do Natal Unifebe

05 de dezembro de 2006
Processos Gerenciais e Gestão Comercial arrecadam donativos para a APAE de Brusque
Universidade Comunitária