18 de junho de 2014

UNIFEBE recebe governador para assinatura de convênio do Centro de Tecnologia e Inovação

O Centro de Tecnologia e Inovação do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE está mais perto de se tornar realidade. Na manhã da segunda-feira, 23, a instituição recebe o governador Raimundo Colombo para a assinatura do convênio de liberação do recurso de R$ 1 milhão destinado ao projeto.

O valor será repassado à UNIFEBE por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC. O evento com o governador do Estado será realizado às 11h20 no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha.

O Centro de Tecnologia e Inovação, aliado aos cursos de Produção e Engenharia Mecânica da UNIFEBE, tem como objetivo melhorar o processo de produção nas indústrias, promover pesquisas aplicadas, capacitar profissionais capazes de liderar o cenário nacional em tecnologia de produção. Além disso, o Centro desenvolverá competências nos cursos de graduação diretamente focados para a demanda da região.

Segundo o coordenador de Engenharia de Produção e Mecânica, Denis Boing, a instituição começará a adquirir os primeiros equipamentos assim que o recurso for liberado. A expectativa é que o espaço esteja pronto para uso em aproximadamente quatro meses.

“Alguns equipamentos levam cerca de 90 dias para a entrega, mais o período de instalação. De qualquer forma, já temos o ambiente pronto para receber os equipamentos no bloco D. Com o repasse, começamos a adquirir os equipamentos e partimos para a parte científica e tecnológica do projeto”, explica.

O Centro

O Centro de Tecnologia em Fabricação objetiva o desenvolvimento e a aplicação de inovações tecnológicas nos segmentos industriais da região, visando o desenvolvimento da região por meio de apoio técnico. Além de buscar o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa que fomentem a inserção de tecnologias inovadoras no mercado regional, e o desenvolvimento das indústrias da região por meio de parcerias entre UNIFEBE e empresas.

Boing explica que o projeto é inovador para o Estado. “Ele oportunizará um grande crescimento para Brusque e para as cidades próximas, em especial, porque contará com um modelo inédito de parceria entre universidade, iniciativa privada e estadual. Santa Catarina está se desenvolvendo como um forte polo da indústria metal mecânica”, finaliza.

A verba para o Centro havia sido solicitada pelo reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, em outubro de 2013, quando a região foi visitada pelo governador Colombo. Em dezembro de 2013, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Jones Bosio, anunciou o repasse em visita à UNIFEBE.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

UNIFEBE e Prefeitura lançam projeto “Costure o Bem”