notícias colégio
Notícias
09 de agosto de 2012

Diretor da Defesa Civil de Brusque ministra palestra na UNIFEBE

Na noite de quarta-feira, 8, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE recebeu a segunda palestra da 11ª Semana de Engenharia promovida pelo Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque – CEAB.  O evento acontece de 7 a 9 de agosto e tem como tema “Desastres Naturais e suas Consequências sobre as Cidades”.

O palestrante, Evandro de Mello do Amaral, diretor da Defesa Civil de Brusque, falou sobre “Desastres naturais e a ação da Defesa Civil”. Estiveram presentes mais de 140 pessoas entre estudantes e profissionais da área.

Amaral aproveitou a oportunidade para apresentar as ações que a Defesa Civil tem feito no município como prevenção para possíveis desastres. Dentre eles, citou a instalação do radar meteorológico pelo Governo do Estado que pode prever chuvas com até três horas de antecedência. Também citou a instalação do sistema de telemetria, equipamento que transmite dados por meio de rede sem fio, que é acompanhado periodicamente em pontos estratégicos da cidade. Outra ação realizada é o estudo hidrológico, que faz uma análise das ocorrências, distribuição e movimentação de água em Brusque. E, por último, citou o levantamento das cotas de enchente de cada bairro. O objetivo é que no futuro os cidadãos possam ter acesso a esse monitoramento e, assim, se prevenirem de possíveis desastres.

“A responsabilidade de prevenir os desastres naturais é de todos, principalmente, dos engenheiros e arquitetos, pois é preciso conhecer o local onde será feito o projeto, e também monitorar e acompanhar todos os cortes que forem feitos em encostas. Os desastres só acontecem por eventos adversos e situações de vulnerabilidade”, afirmou o diretor.

Ele ainda disse que a Defesa Civil está atuando na redução da vulnerabilidade e que se todas as ações necessárias forem adotadas, em até 20 anos, os resultados aparecerão. “O índice de pessoas que morrem por causa das enchentes é pequeno, o maior refere-se aos deslocamentos de solo que provocam danos materiais, econômicos e humanos”, finalizou.

No final da palestra, os participantes puderam esclarecer dúvidas.

 

Texto: Elizandra Damasceno

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Estágio Supervisionado é tema de debate na Unifebe

Estágio Supervisionado é tema de debate na Unifebe


10 de março de 2006
1ª Jornada Internacional de Educação da UNIFEBE será realizada de 7 a 10 de outubro
UNIFEBE

1ª Jornada Internacional de Educação da UNIFEBE será realizada de 7 a 10 de outubro


06 de outubro de 2014
Reitora da Unifebe participa do planejamento estratégico da Acafe

Reitora da Unifebe participa do planejamento estratégico da Acafe


14 de abril de 2008
Skip to content