03 de julho de 2009

Unifebe recebe vencedores de Concurso para premiação

A noite de quinta-feira, dia 2, foi marcada na Unifebe – Centro Universitário de Brusque pela premiação do seu primeiro Concurso de Desenho e Redação, com o tema "Meio Ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar". O evento, realizado no Auditório do Bloco C, contou com a participação de dezenas de pessoas que fizeram questão de conferir de perto os trabalhos vencedores.

Estiveram presentes na ocasião o vice-reitor da Instituição, Antônio Carlos Schlindwein, a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino, o vice-prefeito, Evandro de Farias, a secretária de educação, Gleusa Fischer, além de professores, diretores, coordenadores, acadêmicos e familiares dos alunos participantes.

"Apesar de este concurso parecer um gesto tão singelo, sabemos o quão grande é o seu significado, temos certeza que ele irá marcar a vida destas crianças. São pequenos gestos que fazem a diferença, plantamos uma semente que poderá render frutos. Parabéns a todos que participaram", afirmou o vice-reitor na abertura do evento.

O grupo "Som que sai do Lixo", acompanhado do Coral Infanto-Juvenil São Pedro, ambos coordenados pelo professor Sidnei Baron, animou o início da cerimônia. Formado em 2008, o grupo utiliza materiais recicláveis para extrair melodias, contribuindo para a prática de atitudes ambientalmente sustentáveis.

Após o espetáculo, deu-se início a premiação do concurso, que teve como objetivo estimular a cultura, o desenvolvimento da criatividade e a conscientização da sustentabilidade nos estudantes do Ensino Fundamental da cidade. Nove crianças foram contempladas, três em cada uma das categorias.

Na categoria Desenho, Yasmim Jacques Teixeira, Arthur Schneider Izabel e Valdir Knies Júnior foram os primeiros colocados entre os alunos de 1º e 2º ano. Já entre os estudantes do 3º ao 5º ano os vencedores foram Beatriz Groh, Daniel José Ribeiro e Bruna Taboni. Eles receberam um kit da Unifebe contendo livros, materiais escolares e um Toy Art, desenvolvido pelo curso de Design de Moda.

Para Beatriz a consciência ecológica é muito importante e está presente na vida de sua família. "Lá em casa a gente se preocupa com o meio ambiente e já separamos o lixo para ser levado a escola para que seja feita a reciclagem", afirmou. "A preocupação com o futuro é constante, cada um deve fazer a sua parte", complementou o pai, Edésio Groh.

Antes da premiação na categoria Redação, que envolveu alunos de 6º ao 9º ano, os vencedores encantaram a platéia ao lerem os textos elaborados para o concurso. Pedro Henrique Thomaz foi o primeiro colocado, seguido de Maria Elisa Zucco e Manuela Moser. Cada um recebeu um kit com um pen drive, livros e materiais escolares.

Pedro destacou a preservação do meio-ambiente. "Não podemos pensar somente no agora, devemos fazer tudo o que for possível para preservarmos nosso planeta", comentou. "É uma iniciativa louvável e ficamos muito felizes por termos um aluno de nossa escola premiado", afirmou a professora de Português, Daniela Flávia de Oliveira.

Após a cerimônia de premiação o vice-prefeito parabenizou a Unifebe pela iniciativa. "É muito bom participar de um evento como este, investir nas crianças é importantíssimo para formarmos cidadãos conscientes de suas responsabilidades. A Unifebe deu um exemplo com a realização deste concurso", disse.

A pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino, destacou a premiação como um momento de valorização. "Tivemos desenhos belíssimos, mas através das redações podemos perceber o nível de consciência das crianças de nossa cidade. Estamos muito contentes pela participação efetiva das escolas, foram centenas de trabalhos inscritos", reiterou.

Resultado do Concurso de Desenho e Redação "Meio Ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar":

a) categoria Desenho – alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental:
– 1º lugar: Yasmim Jacques Teixeira, E.E.B. Dom João Becker;
– 2º lugar: Arthur Schneider Izabel, SESC;
– 3º lugar: Valdir Knies Júnior, E.E.F. Rio Branco;

B) categoria Desenho: alunos de 3º ao 5º ano do ensino fundamental:
– 1º lugar: Beatriz Groh, E.E.F. Rio Branco;
– 2º lugar: Daniel José Ribeiro, E.E.B. Santa Terezinha;
– 3º lugar: Bruna Taboni, E.E.F. Profª. Georgina C. R. da Luz;

C) categoria Redação: alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental:
– 1º lugar: Pedro Henrique Thomaz, E.E.F. Alberto Pretti;
– 2º lugar: Maria Elisa Zucco, Centro Educacional Cultura;
– 3º lugar: Manuela Moser, Colégio Cônsul Carlos Renaux.

Confira a galeria de imagens do evento através do link: http://www.unifebe.edu.br/galerias/galeria.php?pg=1&id=538&npg=1.

Texto: Daniela Burgonovo

Líderes de Classe contribuem na aplicação da Avaliação Institucional