26 de novembro de 2015

Acadêmica da UNIFEBE desenvolve coleção de Moda inclusiva

A etapa final, com desfile e premiação da edição de 2015, será realizada em Florianópolis no dia 3 de dezembro.

Mais uma vez o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE ganha destaque pelo trabalho cidadão desenvolvido por seus acadêmicos. A estudante da 6ª fase de Design de Moda, Daiane Leal, foi classificada no 3º Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva.

O prêmio é uma ação cultural de moda, aliada ao exercício da cidadania, que motiva e qualifica a criação de propostas e soluções de vestuários para pessoas com deficiência. O trabalho da acadêmica participará de um desfile de modelos especiais.

Segundo a professora orientadora do projeto, Grazyella Aguiar, a proposta da pesquisa de iniciação científica “Moda para todos: desenvolvimento de produtos inclusivos”, foi desenvolver uma coleção de moda inclusiva para crianças com deficiência física, na faixa etária entre 4 a 8 anos.

“A coleção foi inspirada na literatura infantil brasileira, mais especificamente no livro “Bom dia todas as cores” da escritora Ruth Rocha”, explica.

Para o desenvolvimento da coleção foram utilizados, além da temática, os princípios do Desenho Universal, imprimindo aspectos ergonômicos na modelagem, escolha de tecidos e aviamentos, tipo de costura e acabamentos, tentando proporcionar maior comodidade e adequação para quem veste.

“Os elementos visuais e textuais abstraídos da obra literária, transpostas nos looks criados, de certa forma, tentam instigar as crianças a terem contato com o livro, interagindo com os personagens estampados nas peças, despertando algumas habilidades físicas, cognitivas e motoras das crianças”, conta a orientadora.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

COMUNICADO: Inscrições Prefeitura de Brusque