29 de março de 2022
por: Celio Bruns Junior
Arthur Timm

UNIFEBE sedia campanha de doação de sangue

Aproximadamente 80 pessoas passaram pela instituição em ação realizada pelo Hemosc de Blumenau em parceria com a Secretaria de Saúde e a universidade

Cerca de 80 pessoas doaram sangue no Bloco da Saúde da UNIFEBE nesta terça-feira (29). A instituição foi ponto de coleta por intermédio de uma parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Blumenau e com a Secretaria Municipal de Saúde. A campanha foi voltada aos doadores dos tipos sanguíneos O e A.

De acordo com a reitora da UNIFEBE, a professora Rosemari Glatz, é significativo que a instituição, constantemente envolvida em ações que beneficiam a comunidade, participe deste momento. “Estamos orgulhosos por receber essa campanha que incentiva um compromisso de cidadania e solidariedade ao próximo, além de auxiliar na formação dos nossos acadêmicos de Medicina e despertar neles essa empatia com o próximo, já que nosso objetivo é formar profissionais humanistas e comprometidos com à vida”, salienta a reitora Rosemari.

O professor do curso e hematologista, Fabio Benedetti destaca que as doações realizadas na campanha auxiliarão pessoas de todo o estado. “Por causa da pandemia, os estoques do banco de sangue precisam de reforço, já que houve um decréscimo no número de doações. Então, por isso, essas coletas são de suma importância. Esse momento também serviu para nossos acadêmicos unirem o conteúdo teórico abordado em sala de aula com a prática”, explica o professor.

O secretário de saúde e coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE doutor Osvaldo Quirino de Souza, comemora a realização da campanha, a qual considera “uma conquista para a comunidade de Brusque”. Para ele, a parceria com o Hemosc e com a Secretaria de Saúde trouxe uma integração dos dois órgãos com o curso e beneficiou tanto acadêmicos com o ensino-aprendizagem prático como o cidadão brusquense, que pôde realizar a doação sem ter que se deslocar para outra cidade. “Nosso município é conhecido no estado pela sua generosidade. O Hemosc, com essa ação, presta uma homenagem a Brusque. Essa parceria só traz ganhos para todos os envolvidos”, garante o doutor Osvaldo.

Acadêmicos de Medicina participam

A coleta contou com a participação de estudantes do curso de Medicina, como a aluna Gabriela Gavasso, da 6ª fase, que valoriza a importância da ação em sua formação acadêmica. “Esse momento nos aproxima da comunidade. Adquirimos experiência na área pelo contato que tivemos com o pessoal do Hemosc e com os próprios pacientes. Com apenas uma bolsa de sangue proveniente de um doador, já é possível salvar até quatro pessoas, o que evidencia o quanto é importante doar”, ressalta Gabriela.

Como é feita a coleta

A coordenadora de captação de doadores do Hemosc, Crislaine Ebel Godoz revela que os doadores passaram por uma triagem, por meio da qual realizaram cadastro e passaram por uma avaliação dos sinais vitais e condições de saúde. “Após esses procedimentos, é feita a coleta do sangue e depois o doador se alimenta com um lanche oferecido pelo Hemosc, pois é muito importante para a reposição de líquidos. A parceria com a UNIFEBE nos auxiliou muito, com estrutura física, acadêmicos e materiais. Esperamos que aconteçam outras campanhas como essa e convidamos as pessoas que tenham disponibilidade e puderem ir até Blumenau (sede do Hemocentro), façam suas doações”, propõe Crislaine.

Um dos doadores foi o técnico-administrativo Anderson Jair Mesadri, que conta que foi a 12ª vez que doou sangue. “Doar sangue salva vidas e é muito simples e rápido. Espero que ocorram outras ações como essa em nossa cidade, e quero parabenizar a UNIFEBE por ter viabilizado essa coleta em Brusque”, celebra Anderson.

Podcast desenvolvido por acadêmicos de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE debate temas contemporâneos sobre o marketing digital
Prática

16 de fevereiro de 2024