A proposta de parceria era discutida desde o ano passado e a escolha pela Unochapecó, conforme a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, foi motivada pela qualidade reconhecida do mestrado ofertado pela instituição. “O nosso propósito é melhorar ainda mais e garantir a qualidade que temos no curso de Medicina da UNIFEBE e nos demais cursos da área da Saúde, mas sobretudo, a qualidade da educação nessa área aqui na nossa região”, descreve.
Um grupo de 15 pessoas iniciou a sequência de encontros destinada ao programa de mestrado recepcionado pela UNIFEBE, em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). A turma é a primeira do Mestrado em Ciências da Saúde e é composta por profissionais ligados à Saúde, entre professores, servidores técnico-administrativos e médicos vinculados aos cursos da UNIFEBE ou ao serviço público de Brusque.
As aulas ocorrem às sextas e sábados, utilizando a estrutura disponível na UNIFEBE e o curso terá até dois anos de duração. Para ingressar no programa, os candidatos passaram por entrevista, avaliação de currículos e de um pré-projeto de pesquisa.

O curso segue o formato interinstitucional minter, quando a instituição que mantém o programa e possuí nível de qualidade exigido pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebe autorização para ofertar o curso fora dos campis. O processo para receber o programa ainda envolveu a avaliação de ambas as instituições pelo órgão.
Efeitos na região
A possibilidade de formação e seus resultados na especialização dos profissionais da Saúde também foram destacados pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz. Durante a aula inaugural do curso, ela reforçou o papel comunitário de ambas as instituições e sua atuação voltada ao desenvolvimento das respectivas regiões.
Segundo a reitora, a qualificação é parte do esforço para ofertar cursos ainda mais reconhecidos por sua qualidade e capazes de formar profissionais de referência. “Temos o propósito de termos um dos melhores cursos de Santa Catarina e, naturalmente, um dos melhores do país e esta formação faz parte deste processo de aprimoramento”, afirma.