Em telas digitais, os acadêmicos e professores da UNIFEBE viajam do Brasil ao Chile e do Chile ao México, visualizando os projetos arquitetônicos de escolas e universidades. A exposição internacional ‘Arquitectura Moderna: Elementos de control ambiental en la arquitectura docente’, já esteve em diversos países e está em Brusque graças à rede de trabalho internacional entre o Grupo Forma, grupo de pesquisa da UNIFEBE e a Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona – Universidade Politécnica da Catalunha (Club ETSAB Alumni/Grup Iform), e ao apoio do DOCOMOMO Santa Catarina.
Produzida pelo grupo de estudo Iform de Barcelona, a mostra é financiada pelo Ministério de Ciência e Inovação da Espanha e traz um panorama dos edifícios escolares no Brasil, México e Chile, entre os anos de 1950 e1965, com foco nos elementos de controle ambiental, como proteções solares, quebra-ventos, brises-soleils e iluminação indireta.
A exposição, esclarece o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, professor Marcelius Oliveira de Aguiar, integra o conteúdo do componente curricular Projeto de Arquitetura, cujo enfoque está na prática projetual, por meio da reconstrução gráfica de edificações comprovadamente significativas pela história e crítica da arquitetura. A metodologia é aplicada no Curso pelos professores Pablo José Vailatti e Rudivan Luiz Cattani, responsáveis pelo Componente Curricular Projeto Arquitetônico: Educacional.
“Neste cenário, os acadêmicos da 4.ª fase do curso foram desafiados a reconstruir graficamente algumas dessas escolas da exposição. A ideia é que, posteriormente, eles adaptem essas estruturas escolares em um terreno aqui da cidade de Brusque, com um programa de necessidades novo e de acordo com a legislação local, criando um novo edifício escolar. Porém, carregado desse teor prévio e atualizado, consolidando a prática nas disciplinas de projeto do curso que prevê que os estudantes aprendam da reconstrução ao projeto”, elucida o professor.
O método de redesenho, avalia a acadêmica Beatriz dos Santos Bucker é uma forma bastante importante na arquitetura, já que os estudantes têm como parâmetro um projeto bem pensado e elaborado por grandes arquitetos. “Nesse sentido que, ter essa exposição em nossa instituição facilita o desenvolvimento do nosso trabalho, especialmente porque estamos utilizando as obras nela apresentadas. Vale destacar que ela apresenta projetos do Brasil, Chile e México, países latino-americanos que, muitas vezes, não recebem a mesma valorização que os projetos realizados na Europa ou na América do Norte. O fato de a mostra já ter passado por diversos países demonstra ainda mais sua relevância tanto no contexto acadêmico, quanto para a comunidade, já que os projetos expostos envolvem escolas, universidades e centros de pesquisa”, revela a acadêmica.
A exposição é aberta à comunidade e pode ser conferida até dia 12 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, no átrio do Bloco A.
Prestigie!