notícias colégio
Notícias
05 de setembro de 2025
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE sedia exposição internacional de produções arquitetônicas escolares de 1950 a 1965

Materiais produzidos por grupo de pesquisa de Barcelona apresenta projetos escolares do Brasil, Chile e do México

Em telas digitais, os acadêmicos e professores da UNIFEBE viajam do Brasil ao Chile e do Chile ao México, visualizando os projetos arquitetônicos de escolas e universidades. A exposição internacional ‘Arquitectura Moderna: Elementos de control ambiental en la arquitectura docente’, já esteve em diversos países e está em Brusque graças à rede de trabalho internacional entre o Grupo Forma, grupo de pesquisa da UNIFEBE e a Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona – Universidade Politécnica da Catalunha (Club ETSAB Alumni/Grup Iform), e ao apoio do DOCOMOMO Santa Catarina.

Produzida pelo grupo de estudo Iform de Barcelona, a mostra é financiada pelo Ministério de Ciência e Inovação da Espanha e traz um panorama dos edifícios escolares no Brasil, México e Chile, entre os anos de 1950 e1965, com foco nos elementos de controle ambiental, como proteções solares, quebra-ventos, brises-soleils e iluminação indireta.

A exposição, esclarece o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, professor Marcelius Oliveira de Aguiar, integra o conteúdo do componente curricular Projeto de Arquitetura, cujo enfoque está na prática projetual, por meio da reconstrução gráfica de edificações comprovadamente significativas pela história e crítica da arquitetura. A metodologia é aplicada no Curso pelos professores Pablo José Vailatti e Rudivan Luiz Cattani, responsáveis pelo Componente Curricular Projeto Arquitetônico: Educacional.

“Neste cenário, os acadêmicos da 4.ª fase do curso foram desafiados a reconstruir graficamente algumas dessas escolas da exposição. A ideia é que, posteriormente, eles adaptem essas estruturas escolares em um terreno aqui da cidade de Brusque, com um programa de necessidades novo e de acordo com a legislação local, criando um novo edifício escolar. Porém, carregado desse teor prévio e atualizado, consolidando a prática nas disciplinas de projeto do curso que prevê que os estudantes aprendam da reconstrução ao projeto”, elucida o professor.

O método de redesenho, avalia a acadêmica Beatriz dos Santos Bucker é uma forma bastante importante na arquitetura, já que os estudantes têm como parâmetro um projeto bem pensado e elaborado por grandes arquitetos. “Nesse sentido que, ter essa exposição em nossa instituição facilita o desenvolvimento do nosso trabalho, especialmente porque estamos utilizando as obras nela apresentadas. Vale destacar que ela apresenta projetos do Brasil, Chile e México, países latino-americanos que, muitas vezes, não recebem a mesma valorização que os projetos realizados na Europa ou na América do Norte. O fato de a mostra já ter passado por diversos países demonstra ainda mais sua relevância tanto no contexto acadêmico, quanto para a comunidade, já que os projetos expostos envolvem escolas, universidades e centros de pesquisa”, revela a acadêmica.

A exposição é aberta à comunidade e pode ser conferida até dia 12 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, no átrio do Bloco A.

Prestigie!

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

1ª edição do projeto Rotas do Itajaí termina com visita ao Cânion Fortaleza

1ª edição do projeto Rotas do Itajaí termina com visita ao Cânion Fortaleza


10 de novembro de 2014
Alunos de Tecnologia em Gestão Comercial apresentam trabalhos

Alunos de Tecnologia em Gestão Comercial apresentam trabalhos


20 de outubro de 2011
Venda com Humor é tema de palestra na UNIFEBE

Venda com Humor é tema de palestra na UNIFEBE


06 de junho de 2013
Skip to content