04 de dezembro de 2023
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE sedia XII Seminário Proesde

Evento reuniu bolsistas das 13 universidades comunitárias de Santa Catarina

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) sediou no último sábado (2), o XII Seminário do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional- Proesde. O evento, realizado pela primeira vez no campus Santa Terezinha, reuniu mais de 150 acadêmicos de Graduação das 13 universidades comunitárias, que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe.

O Seminário, promovido anualmente pela Acafe em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, visa compartilhar as ações e projetos de intervenção desenvolvidos pelos acadêmicos bolsistas do Programa em prol da comunidade regional.

O evento

Este ano, o evento foi prestigiado pela reitora da UNIFEBE e no ato, representante da Acafe, professora Rosemari Glatz, pelo diretor de Planejamento da SED, Marcos Roberto Rosa, pelas representantes da SED e responsáveis pelo Proesde no Estado, Fabrícia Amorim e Celma da Silva Ramos, e pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva.

Antes de iniciar as apresentações dos projetos desenvolvidos em todo o estado, os estudantes receberam as boas-vindas da instituição. “Para nós da UNIFEBE é um prazer abrir as portas da nossa universidade para compartilhar as boas práticas e esse envolvimento das universidades com a comunidade”, enfatizou a professora Edinéia.

Em sua fala, o diretor de Planejamento da SED, Marcos Roberto Rosa, parabenizou os estudantes do Proesde pelo compromisso com o desenvolvimento de Santa Catarina. “Continuem o trabalho, espalhem esse entusiasmo, essa alegria que vocês têm de desenvolver projetos, de trabalhar nas comunidades”, destacou Marcos.

Os estudantes participantes também prestigiaram a palestra da abertura, “Santa Catarina, História, Educação e (I) migração: O Papel das Instituições de Ensino Superior Comunitárias para o Desenvolvimento Regional”, ministrada pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

“Há 40 anos, as universidades comunitárias têm um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. O Proesde, por sua vez, contribui para que muitas ações sejam realizadas diretamente na ponta, com a sociedade. Parabéns aos professores e estudantes pelo belíssimo trabalho em prol dos catarinenses”, concluiu a reitora.

Na UNIFEBE, o Proesde é realizado por meio do projeto “Atendimento à Comunidade Indígena da Tekoá Vy’a Mbyá Guarani em Major Gercino (SC)”, com 55 estudantes dos mais de 20 cursos de Graduação ofertados pela instituição.

O XII Seminário Proesde foi transmitido ao vivo e está disponível no canal da UNIFEBE, no YouTube.

O Proesde

O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – PROESDE é regulamentado pela Portaria Normativa 2180/SED/2020 e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em Cursos de Graduação e de Licenciatura, sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional – DIPE da Secretaria de Estado da Educação – SED.

O Programa abrange, preferencialmente, todas as regiões de Santa Catarina, beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior – IES, mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior, instituídas por Lei Municipal, considerando os recursos de até 20%, definidos no item “c” do inciso I, do art. 1º da Lei Complementar nº 281/2005 e que manifestarem interesse em desenvolver o PROESDE.

O PROESDE consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante/bolsista na qualidade de cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região. Tais atividades são desenvolvidas por meio de Projetos de Intervenção, abrangendo todas as Regionais de Educação.

Cresce participação da Unifebe em eventos de Iniciação Científica

30 de agosto de 2006