04 de dezembro de 2023
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE sedia XII Seminário Proesde

Evento reuniu bolsistas das 13 universidades comunitárias de Santa Catarina

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) sediou no último sábado (2), o XII Seminário do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional- Proesde. O evento, realizado pela primeira vez no campus Santa Terezinha, reuniu mais de 150 acadêmicos de Graduação das 13 universidades comunitárias, que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe.

O Seminário, promovido anualmente pela Acafe em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, visa compartilhar as ações e projetos de intervenção desenvolvidos pelos acadêmicos bolsistas do Programa em prol da comunidade regional.

O evento

Este ano, o evento foi prestigiado pela reitora da UNIFEBE e no ato, representante da Acafe, professora Rosemari Glatz, pelo diretor de Planejamento da SED, Marcos Roberto Rosa, pelas representantes da SED e responsáveis pelo Proesde no Estado, Fabrícia Amorim e Celma da Silva Ramos, e pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva.

Antes de iniciar as apresentações dos projetos desenvolvidos em todo o estado, os estudantes receberam as boas-vindas da instituição. “Para nós da UNIFEBE é um prazer abrir as portas da nossa universidade para compartilhar as boas práticas e esse envolvimento das universidades com a comunidade”, enfatizou a professora Edinéia.

Em sua fala, o diretor de Planejamento da SED, Marcos Roberto Rosa, parabenizou os estudantes do Proesde pelo compromisso com o desenvolvimento de Santa Catarina. “Continuem o trabalho, espalhem esse entusiasmo, essa alegria que vocês têm de desenvolver projetos, de trabalhar nas comunidades”, destacou Marcos.

Os estudantes participantes também prestigiaram a palestra da abertura, “Santa Catarina, História, Educação e (I) migração: O Papel das Instituições de Ensino Superior Comunitárias para o Desenvolvimento Regional”, ministrada pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

“Há 40 anos, as universidades comunitárias têm um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. O Proesde, por sua vez, contribui para que muitas ações sejam realizadas diretamente na ponta, com a sociedade. Parabéns aos professores e estudantes pelo belíssimo trabalho em prol dos catarinenses”, concluiu a reitora.

Na UNIFEBE, o Proesde é realizado por meio do projeto “Atendimento à Comunidade Indígena da Tekoá Vy’a Mbyá Guarani em Major Gercino (SC)”, com 55 estudantes dos mais de 20 cursos de Graduação ofertados pela instituição.

O XII Seminário Proesde foi transmitido ao vivo e está disponível no canal da UNIFEBE, no YouTube.

O Proesde

O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – PROESDE é regulamentado pela Portaria Normativa 2180/SED/2020 e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em Cursos de Graduação e de Licenciatura, sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional – DIPE da Secretaria de Estado da Educação – SED.

O Programa abrange, preferencialmente, todas as regiões de Santa Catarina, beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior – IES, mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior, instituídas por Lei Municipal, considerando os recursos de até 20%, definidos no item “c” do inciso I, do art. 1º da Lei Complementar nº 281/2005 e que manifestarem interesse em desenvolver o PROESDE.

O PROESDE consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante/bolsista na qualidade de cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região. Tais atividades são desenvolvidas por meio de Projetos de Intervenção, abrangendo todas as Regionais de Educação.

Unifebe concede Títulos Honoríficos – 25/08/2008

25 de agosto de 2008
Processo Seletivo Técnico-Administrativo: Assistente de Controle e Registro Acadêmico I

16 de dezembro de 2008