03 de fevereiro de 2015

UNIFEBE, Sintrivest e Sindivest firmam parceria para o 5º Desfile das Costureiras

Da máquina de costura aos holofotes. Acostumadas com os bastidores do mundo fashion, no dia 25 de maio elas deixam de lado as agulhas e tornam-se modelos de suas próprias confecções no 5º Desfile das Costureiras. O evento será realizado em parceria pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba – Sintrivest e o Sindicato Patronal das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região – Sindivest.

Na manhã de terça-feira, 3 de fevereiro, o reitor Günther Lother Pertschy recebeu no campus Santa Terezinha a presidente do Sintrivest, Marli Leandro, e a presidente do Sindivest, Rita Cássia Conti, para a assinatura do termo de parceria entre as entidades. A coordenadora do curso de Design de Moda, Edinéia Pereira da Silva Betta, acompanhou a reunião.

O desfile será realizado no dia 25 de maio, a partir das 19 horas na Sociedade Santos Dumont, com entrada gratuita. A expectativa é reunir 700 pessoas.

“Estamos muito contentes com esta parceria, pois a instituição, em especial o curso de moda, está sintonizada com o objetivo de aprimorar e desenvolver pessoas para melhorar ainda mais o setor têxtil”, destaca o reitor.

Comemorações

Para homenagear as costureiras de Brusque e região, os acadêmicos da 1ª e 3ª fase de Design de Moda da UNIFEBE desenvolverão looks com o tema “Sustentabilidade Social”.

Os estudantes serão orientados pelas professoras Graziela Aguiar e Márcia Junkes em suas disciplinas e pelo Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, sob os cuidados da professora Mara Lúcia Figueiredo.

Cada grupo formado por três acadêmicos será responsável por uma peça da coleção e por convidar uma costureira para o Desfile. No total, 50 profissionais serão convidadas. As costureiras que tiverem interesse também podem se inscrever até o dia 10 de fevereiro por telefone no Sintrivest (47) 3351-4329 ou no Sindivest (47) 3351-6913.

Os looks serão confeccionados pelas próprias costureiras, utilizando tecidos desenvolvidos pelos alunos do curso de Produção Têxtil da UNIFEBE em parceria com o Senai.

Além disso, as homenageadas ganharão um curso de “Pesquisa e Tendências” oferecido pelo curso de Design Moda e certificado.

“Brusque tem como principal atividade econômica a indústria têxtil. Desde o fim do século XIX, com a chegada dos primeiros imigrantes, a cidade já despontava no setor a partir da fundação da primeira Fábrica de Tecidos planos no Estado”, explica Edinéia.

Segundo a coordenadora, com passar dos anos o setor têxtil foi cedendo lugar à indústria da confecção da moda. “Atualmente, a cidade é conhecida como “Polo Nacional da Pronta Entrega”. No Brasil, há cerca de 1,3 milhões de profissionais da costura, porém ainda há uma significativa falta deste profissional no mercado”, conta.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Thayse Helena Machado
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Amanhã tem Unifebe em Sábados de Lazer – 2009