notícias colégio
Notícias
29 de outubro de 2008

VIII Simpósio de Eletromecânica da Unifebe é encerrado

Foi encerrado nesta quarta-feira, dia 29, o VIII Simpósio de Eletromecânica da Unifebe – Centro Universitário de Brusque. O evento que teve início na terça-feira contou com a participação de dezenas de acadêmicos, professores e profissionais que prestigiaram diversas palestras ao longo da programação.

Com o tema "O profissional em Eletromecânica e as tendências de mercado", o Simpósio teve como objetivo contribuir na conscientização a respeito da importância da formação do tecnólogo para o mercado de trabalho, além de propiciar a troca de informações, discussão, debate e reflexão sobre temas atuais do setor industrial e tecnológico.

A reitora, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, prestigiou a abertura do evento e salientou a importância dos tecnólogos no cenário atual. Para ela, em função do momento de desenvolvimento que passa o Brasil, cada vez mais aumentará a demanda por profissionais do tipo prático. "Ninguém tanto quanto os tecnólogos serão requeridos para atuarem em todas as áreas", afirmou.

Na ocasião, também estiveram presentes a pró-reitora de ensino de graduação, Heloisa Maria Wichern Zunino, o coordenador do curso, Claudemir Aparecido Lopes, e o presidente do Centro Acadêmico, Leandro Marcelo Bagatim Tavares.

Claudemir ressaltou o motivo da escolha do tema do Simpósio. Segundo o coordenador, "levantamentos do Ministério da Educação apontam um crescimento significativo dos cursos de tecnologia, o que significa que a procura por profissionais deste tipo tem aumentado gradativamente".

Em seu primeiro dia, os participantes prestigiaram a palestra feita por Miguel Ribeiro Pieczykolan e Cristiano Bortoloti, abordando o assunto: "Ar comprimido: produção, tratamento e controle". Miguel é graduado em Administração de Empresas e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Atualmente é Gerente Comercial na Schuermann Máquinas e Equipamentos Ltda, de Blumenau. Já Cristiano é técnico mecânico e atua na área de vendas da mesma empresa.

Duas palestras marcaram o último dia do evento. Tacla de Medeiros discutiu o tema "Globalização: a tendência da internacionalização do comércio e o papel dos profissionais da área tecnológica neste contexto". Tacla é graduada em Administração com Habilitação para Comércio Exterior pela Univali, pós-graduada em Marketing pela Univali/UFRGS, possui MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV/Sociesc e pós-graduação em Direito Aduaneiro pela Univali. É coordenadora de importação e exportação da Irmãos Fischer S/A, atuando há mais de 20 anos na área de Comércio Exterior e é vice-coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior da ACIBr.

Em seguida, Vitor Charles Capistrano encerrou o evento falando sobre "Identidade Profissional". Vitor é graduado como Tecnólogo em Eletromecânica pelo SENAI/UNISUL. É vice-presidente da ACT – Associação Catarinense dos Tecnólogos e supervisor de operações da Elevadores Atlas Schindler S.A.

Mais informações sobre o VIII Simpósio de Tecnologia em Processos Industriais – Eletromecânica com o coordenador do curso, Claudemir Aparecido Lopes, pelo e-mail tpi@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3211 7215 ou 3211 7218.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Daniela Burgonovo

Postagens relacionadas

Enpex atraiu comunidade acadêmica e externa

Enpex atraiu comunidade acadêmica e externa


10 de junho de 2010
IV Mostra de Dança Folclórica é realizada por acadêmicos da Unifebe

IV Mostra de Dança Folclórica é realizada por acadêmicos da Unifebe


11 de novembro de 2008
Primeiros socorros são abordados por profissional de Fisioterapia, na UNIFEBE
Fisioterapia

Primeiros socorros são abordados por profissional de Fisioterapia, na UNIFEBE


15 de agosto de 2023
Skip to content