notícias colégio
Notícias
30 de novembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Visita técnica aproxima acadêmicos de Fisioterapia da UNIFEBE à rotina do Balé Bolshoi

Escola do Teatro Bolshoi funciona no país desde 2000, em Joinville

Acadêmicos da 4ª fase do curso de Fisioterapia tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e o centro de treinamento da Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, durante visita técnica. A atividade semestral é uma forma de aproximar os futuros profissionais de fisioterapia com as realidades possíveis de atuação profissional.

Existente desde o ano 2000, a unidade sediada no norte catarinense é a única mantida fora da Rússia. Na companhia profissional do Teatro Bolshoi, considerada patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas, segundo o site oficial, há quatro brasileiros. Destes, três são formados na Escola Brasileira.

Segundo a professora Paola Lima, a busca por áreas diferentes de atuação na fisioterapia tem sido um dos focos na busca por visitas técnicas. A escolha pelo Bolshoi ocorreu pelo alto desempenho e atuação de quatro profissionais de fisioterapia, além de um nutricionista no contexto da escola. O grupo atua em um núcleo interno voltado para a saúde dos dançarinos. No local, os representantes da UNIFEBE ainda conheceram a estrutura como refeitórios, salas de dança, sala de piano e pode conhecer mais sobre a história da escola.

O acompanhamento especializado, como indica a professora, deve-se à exigência na rotina de até seis horas de ensaios. Segundo ela, mesmo em um contexto diferente do mais habitual para um profissional de fisioterapia, foi possível verificar a participação desse profissional para auxiliar no desempenho dos espetáculos e processo de formação.

“Devido à metodologia utilizada, eles costumam exigir um alongamento muito maior dos bailarinos, assim como posturas específicas”, relata a professora. “A monitora que nos acompanhou relatou que o fisioterapeuta acaba sendo o ‘melhor amigo’ do dançarino para que ele consiga executar o movimento perfeito com as posições e alongamentos perfeitos, sem nenhum tipo de lesão”.

Atuação profissional
Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos, a interação é uma parte importante do processo de formação dos acadêmicos. Ela destaca também a possibilidade de interação com outras realidades de atuação.

“É um momento de contato com o mercado de trabalho da Fisioterapia para que os alunos percebam a importância das disciplinas e atividades acadêmicas para seu futuro profissional”, descreve.

A acadêmica Danieli Coelho classifica a visita como uma experiência diferente das que já havia tido no curso. Segundo ela, o contato com as diferentes áreas do ramo é importante para auxiliar a descobrir com quais consegue desenvolver uma identificação maior.

“Pudemos tirar o dia para aproveitar, conhecer e aprender. Conhecemos o espaço e um pouco sobre a história do Bolshoi, pudemos ver a sala onde os alunos recebem o atendimento dos fisioterapeutas e conseguimos até assistir a uma parte dos ensaios dos alunos, é tudo muito lindo”, relata. “É muito bom poder conhecer de pertinho as áreas da fisioterapia, que são tantas”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Professores municipais recebem treinamento do ProUca na Unifebe

Professores municipais recebem treinamento do ProUca na Unifebe


18 de outubro de 2010
Curso de Letras discute produções contemporâneas

Curso de Letras discute produções contemporâneas


27 de abril de 2006
Edital 001/2006 – Projetos de Cursos de Pós-Graduação 2007
Egresso

Edital 001/2006 – Projetos de Cursos de Pós-Graduação 2007


28 de agosto de 2006
Skip to content