06 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Visita técnica na empresa Calwer Mineração apresenta aos acadêmicos de Engenharia Civil da UNIFEBE a produção das principais matérias-primas da construção civil

Estudantes visualizaram in loco uma jazida e como são extraídos os minérios

Para conhecer como são obtidas as principais matérias-primas utilizadas na construção civil, como areia, brita, calcário e dolomita, os acadêmicos da 5ª fase de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) visitaram a Calwer Mineração, em Botuverá.

Na visita técnica, os estudantes da disciplina de Materiais de Construção Civil, puderam ver de perto uma jazida, observar as camadas dos tipos de rocha e como elas são extraídas para se transformarem em importantes matérias-primas da construção civil, da agricultura e da indústria de vidros.

João Henrique de Sousa foi um dos acadêmicos que participou da visita. Ele conta que visualizar de perto a tecnologia utilizada e conhecer os processos, desde a detonação da rocha, extração até a moagem e britagem, complementou o aprendizado da sala de aula.

“Nós também conhecemos um produto que começaram a desenvolver em 2017 e que visa substituir o cal. Um produto menos agressivo para o ser humano, para o meio ambiente, que melhora a massa e facilita o uso do pedreiro. Conhecer esses processos, além de nos manter atualizados sobre as novas tecnologias, possibilita enxergarmos oportunidades de atuação profissional. Na engenharia civil ficamos focados em execução de obra, projeto, estradas e pontes. No entanto, a atuação de um engenheiro é muito ampla e pode ir além do tradicional, como uma em uma empresa de mineração, por exemplo”, relata Henrique.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil da UNIFEBE, professora Vivian Siffert Wildner, acompanhou a visita técnica com o professor da disciplina, Rafael Lopes de Lima. Ela destaca que em atividades externas, além de agregar conhecimentos técnicos, os acadêmicos desenvolvem uma visão completa da profissão. “O engenheiro precisa ter uma visão macro da sua área de atuação e as visitas técnicas possibilitam isso. Eles visualizaram in loco a obtenção de matérias-primas, e também aprenderam sobre a história da empresa, sobre gestão, empreendedorismo e a importância do comprometimento com a sustentabilidade e com o futuro. Ao se propor a visualizar a visita técnica dessa maneira, eles dão um passo à frente no mercado de trabalho”, complementa Vivian.

Os acadêmicos das primeiras fases de Engenharia Civil e Engenharia Química também participaram da visita.

A Calwer

Localizada no município de Botuverá, a Calwer Mineração é uma das principais fabricantes de calcário de Santa Catarina e, graças às suas grandes quantidades de reserva de minério, fornece por volta de 250 mil toneladas ao ano para o estado. A empresa tem um quadro de noventa funcionários e atua com produtos, como calcário agrícola de diferentes concentrações, agregados para a construção civil, cargas mineiras e dolomita CBC, sendo a única produtora desse minério em todo o estado.

Inscrições prorrogadas para o concurso fotográfico

22 de agosto de 2007
Integra Pedagogia recebe profissionais do Conselho Tutelar, na UNIFEBE