notícias colégio
Notícias
22 de outubro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Visita técnica na Havan aproxima acadêmicos da UNIFEBE da operação de rede varejista

Atividade focou em temas como comportamento do consumidor, direito do consumidor e gestão da qualidade

A aplicação dos conceitos dos componentes curriculares de Comportamento do Consumidor, Direito do Consumidor e Gestão da Qualidade na rotina de atuação do Grupo Havan esteve no foco de visita técnica realizada por acadêmicos de Gestão Comercial. O roteiro foi acompanhado pelo responsável pelo Departamento Jurídico e dos canais de Relacionamento do Grupo Havan, Fábio Roberto de Souza.

Na avaliação do acadêmico da 4.ª fase de Gestão Comercial, Elton Alves da Silva, a visita ajudou a conhecer e admirar mais a atuação do grupo. Conforme o acadêmico, a atenção na operação e gestão de pessoas contribuem com o reconhecimento dado à empresa pelo mercado.

“Fiquei maravilhado ao entender utilização da tecnologia para compreender o comportamento do cliente que frequentam as lojas, toda a preocupação em mapear o comportamento do consumidor antes de montar uma loja em determinada região, a preocupação com o pós-venda que é forte, focada em não perder clientes, e sim na fidelização”, descreve.
O coordenador do curso de Gestão Comercial, professor Günther Lother Pertschy, reforça o papel da atividade no processo de formação do acadêmico e os possíveis reflexos da ação na atuação profissional dos acadêmicos.

“A atividade multidisciplinar foi de grande importância para nossos acadêmicos, pois oportunizou evidenciar na prática e em uma organização que é referência nacional no segmento, o quanto é necessário conhecer o comportamento do consumidor, isso permite uma base sólida para o planejamento estratégico e para a tomada de decisões empresariais. Auxilia também a agregar valor e a alcançar resultados mais consistentes”, pontua.

Múltiplas abordagens
A vista técnica foi acompanhada por três professores, responsáveis por componentes curriculares diferentes. Cada um deles aproveitou o roteiro para contextualizar as teorias trabalhadas em sala de aula. Segundo a professora de Comportamento do Consumidor, Gissele Prette, a visita teve caráter multidisciplinar. Segundo ela, a atividade possibilitou que os acadêmicos identificassem as diferentes etapas do trabalho para mapear o comportamento de consumo dos clientes e o processo de fidelização.

Conforme a professora, o foco por parte do componente curricular esteve na análise de estratégias usadas para influenciar os consumidores com técnicas de layout, exposição de produtos, promoções e atendimento ao cliente. “Oportunizou aos acadêmicos a integração entre a teoria e prática, enriquecendo a sua formação acadêmica com experiências reais no ambiente empresarial, propiciando a interação direta com as práticas do mercado, permitindo uma compreensão mais ampla e crítica dos conteúdos abordados nos componentes curriculares”, descreve.
No caso de Direito do Consumidor, a visita visou acompanhar o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor e práticas relacionadas às informações de produtos, política de trocas, devoluções e atendimento de reclamações.
Foi possível observar os procedimentos adotados pelo setor responsável pelo relacionamento com o cliente, que não apenas visam cumprir as exigências da legislação, mas também implementam políticas voltadas à ampliação das garantias e dos direitos dos consumidores”, afirma o professor Ricardo Henrique Hoffmann.
Já o professor André Bastos salienta a possibilidade de avaliar a teoria e a prática sobre a relação da qualidade com a competitividade de uma organização. “A Havan é um excelente case de atendimento e foco no cliente e esse fator é, sem dúvida, um dos pilares que sustentam a sua notável expansão no território brasileiro, firmando esse crescimento com base numa relação de respeito ao cliente”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Curso promovido pelo Sindicont na Unifebe atrai vários participantes

Curso promovido pelo Sindicont na Unifebe atrai vários participantes


30 de janeiro de 2009
UNIFEBE recebe campanha “Minha tese para um mundo melhor”
UNIFEBE

UNIFEBE recebe campanha “Minha tese para um mundo melhor”


28 de setembro de 2016
Comunicado sobre manutenção dos servidores da internet

Comunicado sobre manutenção dos servidores da internet


14 de junho de 2007
Skip to content