A aplicação dos conceitos dos componentes curriculares de Comportamento do Consumidor, Direito do Consumidor e Gestão da Qualidade na rotina de atuação do Grupo Havan esteve no foco de visita técnica realizada por acadêmicos de Gestão Comercial. O roteiro foi acompanhado pelo responsável pelo Departamento Jurídico e dos canais de Relacionamento do Grupo Havan, Fábio Roberto de Souza.
Na avaliação do acadêmico da 4.ª fase de Gestão Comercial, Elton Alves da Silva, a visita ajudou a conhecer e admirar mais a atuação do grupo. Conforme o acadêmico, a atenção na operação e gestão de pessoas contribuem com o reconhecimento dado à empresa pelo mercado.
“Fiquei maravilhado ao entender utilização da tecnologia para compreender o comportamento do cliente que frequentam as lojas, toda a preocupação em mapear o comportamento do consumidor antes de montar uma loja em determinada região, a preocupação com o pós-venda que é forte, focada em não perder clientes, e sim na fidelização”, descreve.
O coordenador do curso de Gestão Comercial, professor Günther Lother Pertschy, reforça o papel da atividade no processo de formação do acadêmico e os possíveis reflexos da ação na atuação profissional dos acadêmicos.
“A atividade multidisciplinar foi de grande importância para nossos acadêmicos, pois oportunizou evidenciar na prática e em uma organização que é referência nacional no segmento, o quanto é necessário conhecer o comportamento do consumidor, isso permite uma base sólida para o planejamento estratégico e para a tomada de decisões empresariais. Auxilia também a agregar valor e a alcançar resultados mais consistentes”, pontua.
Múltiplas abordagens
A vista técnica foi acompanhada por três professores, responsáveis por componentes curriculares diferentes. Cada um deles aproveitou o roteiro para contextualizar as teorias trabalhadas em sala de aula. Segundo a professora de Comportamento do Consumidor, Gissele Prette, a visita teve caráter multidisciplinar. Segundo ela, a atividade possibilitou que os acadêmicos identificassem as diferentes etapas do trabalho para mapear o comportamento de consumo dos clientes e o processo de fidelização.
Conforme a professora, o foco por parte do componente curricular esteve na análise de estratégias usadas para influenciar os consumidores com técnicas de layout, exposição de produtos, promoções e atendimento ao cliente. “Oportunizou aos acadêmicos a integração entre a teoria e prática, enriquecendo a sua formação acadêmica com experiências reais no ambiente empresarial, propiciando a interação direta com as práticas do mercado, permitindo uma compreensão mais ampla e crítica dos conteúdos abordados nos componentes curriculares”, descreve.
No caso de Direito do Consumidor, a visita visou acompanhar o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor e práticas relacionadas às informações de produtos, política de trocas, devoluções e atendimento de reclamações.
Foi possível observar os procedimentos adotados pelo setor responsável pelo relacionamento com o cliente, que não apenas visam cumprir as exigências da legislação, mas também implementam políticas voltadas à ampliação das garantias e dos direitos dos consumidores”, afirma o professor Ricardo Henrique Hoffmann.
Já o professor André Bastos salienta a possibilidade de avaliar a teoria e a prática sobre a relação da qualidade com a competitividade de uma organização. “A Havan é um excelente case de atendimento e foco no cliente e esse fator é, sem dúvida, um dos pilares que sustentam a sua notável expansão no território brasileiro, firmando esse crescimento com base numa relação de respeito ao cliente”, descreve.