notícias colégio
Notícias
17 de setembro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Workshop apresenta formas criativas para criação de portfólio profissional

Atividade foi desenvolvida com acadêmicos de Design de Moda

Com o intuito de incentivar os estudantes a criarem um portfólio ao longo da Graduação, que apresente algumas das competências e habilidades adquiridas nessa trajetória, o curso de Design de Moda da UNIFEBE promoveu o workshop “Portfólio Criativo”.

“O portfólio é uma ferramenta que documenta e reflete o progresso do aluno ao longo do tempo. Ele permite aos alunos documentarem suas experiências, refletirem sobre elas e construírem conhecimento de forma ativa e personalizada. Nesse contexto, o portfólio criativo surge como uma ferramenta fundamental para a construção e a avaliação de competências, possibilitando que estudantes demonstrem suas capacidades de forma tangível e autêntica”, enaltece a coordenadora do curso, professora Jô Rosa.

O Workshop

Ministrado pela laboratorista, Caroline de Liz Zimmermann, o workshop foi uma atividade prática realizada no Laboratório de Moda do curso. Na oficina, as estudantes visualizaram portfólios de profissionais renomados na área e aprenderam a criar o próprio, utilizando plataformas digitais, materiais físicos e recursos audiovisuais.

“O portfólio é uma ferramenta muito importante para o estudante ou para o profissional da área. No workshop aprendemos como elaborar e personalizar para que ele refletisse a nossa essência. No meu ponto de vista, ele é também um álbum de lembranças dos nossos trabalhos e projetos. Por isso, escolhi fazer o workshop, para fazer o meu, atualizar meus conceitos e aprender ainda mais coisas novas”, revela a acadêmica da 2.ª fase do curso, Daiany Araldi.

Além de confeccionar os seus próprios portfólios, as acadêmicas aprenderam a criar uma biblioteca digital com referências e exemplos de processos e trabalhos. A laboratorista lembra que, durante o workshop, o foco foi evidenciar que o portfólio vai muito além de uma apresentação de trabalhos.

“Ele deve ser um reflexo da identidade e da essência criativa de cada aluno, algo que conte sua história de maneira visual e impactante. O portfólio não é só uma coleção de projetos, mas uma narrativa do crescimento profissional, da evolução das ideias e das experiências vividas ao longo da formação acadêmica. Por isso, é fundamental que ele transmita a personalidade, utilizando não só ferramentas digitais, mas também materiais físicos, croquis, vídeos e até protótipos. Meu objetivo foi incentivar as acadêmicas a explorarem diferentes recursos e técnicas, combinando criatividade e tecnologia, para que seus portfólios se destaquem de forma única no mercado de trabalho e reflitam de maneira autêntica quem elas são como futuras designers”, conclui Caroline.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe integra Grupia e auxilia na Semana da Família

Unifebe integra Grupia e auxilia na Semana da Família


04 de agosto de 2011
Primeiro Termo Aditivo ao Edital Unifebe no 42/08, de 11/12/08

Primeiro Termo Aditivo ao Edital Unifebe no 42/08, de 11/12/08


06 de fevereiro de 2009
Núcleo de Prática Jurídica da UNIFEBE celebra 25 anos de atuação
Direito

Núcleo de Prática Jurídica da UNIFEBE celebra 25 anos de atuação


01 de abril de 2020
Skip to content