Com o intuito de incentivar os estudantes a criarem um portfólio ao longo da Graduação, que apresente algumas das competências e habilidades adquiridas nessa trajetória, o curso de Design de Moda da UNIFEBE promoveu o workshop “Portfólio Criativo”.
“O portfólio é uma ferramenta que documenta e reflete o progresso do aluno ao longo do tempo. Ele permite aos alunos documentarem suas experiências, refletirem sobre elas e construírem conhecimento de forma ativa e personalizada. Nesse contexto, o portfólio criativo surge como uma ferramenta fundamental para a construção e a avaliação de competências, possibilitando que estudantes demonstrem suas capacidades de forma tangível e autêntica”, enaltece a coordenadora do curso, professora Jô Rosa.
O Workshop
Ministrado pela laboratorista, Caroline de Liz Zimmermann, o workshop foi uma atividade prática realizada no Laboratório de Moda do curso. Na oficina, as estudantes visualizaram portfólios de profissionais renomados na área e aprenderam a criar o próprio, utilizando plataformas digitais, materiais físicos e recursos audiovisuais.
“O portfólio é uma ferramenta muito importante para o estudante ou para o profissional da área. No workshop aprendemos como elaborar e personalizar para que ele refletisse a nossa essência. No meu ponto de vista, ele é também um álbum de lembranças dos nossos trabalhos e projetos. Por isso, escolhi fazer o workshop, para fazer o meu, atualizar meus conceitos e aprender ainda mais coisas novas”, revela a acadêmica da 2.ª fase do curso, Daiany Araldi.
Além de confeccionar os seus próprios portfólios, as acadêmicas aprenderam a criar uma biblioteca digital com referências e exemplos de processos e trabalhos. A laboratorista lembra que, durante o workshop, o foco foi evidenciar que o portfólio vai muito além de uma apresentação de trabalhos.
“Ele deve ser um reflexo da identidade e da essência criativa de cada aluno, algo que conte sua história de maneira visual e impactante. O portfólio não é só uma coleção de projetos, mas uma narrativa do crescimento profissional, da evolução das ideias e das experiências vividas ao longo da formação acadêmica. Por isso, é fundamental que ele transmita a personalidade, utilizando não só ferramentas digitais, mas também materiais físicos, croquis, vídeos e até protótipos. Meu objetivo foi incentivar as acadêmicas a explorarem diferentes recursos e técnicas, combinando criatividade e tecnologia, para que seus portfólios se destaquem de forma única no mercado de trabalho e reflitam de maneira autêntica quem elas são como futuras designers”, conclui Caroline.