20 de novembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Baja Pelznickel representa UNIFEBE em competição regional

Equipe se destacou na apresentação de projetos na Baja SAE Brasil – Etapa Sul, que reúne equipes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

A equipe da UNIFEBE, Baja Pelznickel, foi uma das 21 que participaram da etapa Sul da 20ª competição Baja SAE Brasil, que reúne equipes de universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nesta edição, a equipe se destacou na prova de Apresentação de Projeto.

Vice-capitão da Baja Pelznickel, o acadêmico de Engenharia Mecânica, Arthur de Mello, salienta o empenho do grupo na busca por melhorar o projeto do novo veículo, mais otimizado em comparação à versão anterior. Na competição, os participantes encaram a rotina de uma empresa focada na construção do carro off-road, seu plano de marketing e a gestão de recursos, pessoal, cronogramas e gestão no negócio.

“A equipe vem apresentando evoluções constantemente, nesta etapa regional da competição apresentamos resultados satisfatórios na prova de Apresentação de Projeto. Para muitos alunos, esta foi a primeira vez apresentando o trabalho na frente de juízes”, destaca, em referência à comissão composta por profissionais atuantes no mercado. “Conseguir um resultado deste, ficando à frente de equipes com décadas de existência, é gratificante”.

Segundo o acadêmico, a possibilidade de interagir com outros projetos e apresentar o resultado de um ano de trabalho é parte importante do desenvolvimento dos integrantes. De acordo com ele, mesmo que se trate de uma competição, momentos de ajuda e troca de experiências são recorrentes durante a SAE Brasil.

“Esta foi a segunda competição que participo, fui na Etapa Nacional em 2022. Esta etapa regional é fundamental, pois, permite as equipes testarem novas ideias para posteriormente, apresentar no nacional”, projeta. “O reconhecimento de mercado é inegável, como é um projeto conhecido mundialmente, é muito fácil encontrar alguém que já participou de uma equipe e que entende o valor da participação dos estudantes neste projeto. ”

Com o 11º lugar geral na prova de Apresentação de Projeto, o resultado obtido pela Baja Pelznickel é celebrado pelo coordenador do projeto Baja Pelznickel, professor Rodrigo Blödorn. “Tivemos um desempenho expressivo na apresentação de projeto, que é fruto de uma evolução da equipe”, descreve.

Para o desenvolvimento do veículo, a equipe da UNIFEBE contou com o patrocínio da Zen Metalúrgica S.A; Domat Metalúrgica Industrial; Vetor Automotivos; FENAJEEP; GS; SUNF; GAMAR; Kasu Adaptações; GAZ; Missão Mangueiras; SBD; Lotus Shark; Perfil Indústria de Máquinas e Equipamentos Ltda e Aderbal Neves.

Alunos desenvolvem trabalhos relativos ao assédio moral

06 de maio de 2010
Silvia Teske lança livro na UNIFEBE nesta quarta,23