24 de maio de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

XIII Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios marca a conclusão de mais uma edição do Projeto Integrador do curso de Direito da UNIFEBE

Resoluções de casos reais foram apresentadas em evento realizado na OAB/SC – Subseção Brusque

Direito Trabalhista, Previdenciário, Administrativo, de Responsabilidade Civil e Direitos Autorais foram alguns dos casos reais estudados neste semestre pelos acadêmicos de Direito do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). As soluções para cada caso jurídico foram apresentadas pelos estudantes, no XIII Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios, realizado no auditório da OAB/SC – Subseção Brusque.

A coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ UNIFEBE, professora Adriana Bina da Silveira, explica que as resoluções dos casos reais marcam o Projeto Integrador do curso, aplicado com os acadêmicos dos níveis III e IV do estágio obrigatório. “Em parceria com os escritórios de advocacia de Brusque e Tijucas, Departamento Jurídico das lojas Havan e, neste semestre, com a Câmara Municipal de Brusque, desenvolvemos esse trabalho prático que visa, sobretudo, proporcionar ao acadêmico vivenciar a realidade da profissão em diversas esferas do Direito. O Seminário consagra essa etapa, já que são apresentados os cases que tiveram maior repercussão, analisados e escolhidos pelos parceiros”, comenta Bina.

O tema estudado pela acadêmica Adriele dos Santos e sua dupla, Gustavo Laus, trouxe à tona uma visão jurídica e pública sobre Apossamento Administrativo. Enviado pela Câmara Municipal de Brusque, o caso real teve ênfase no rito de Desapropriação. “Inicialmente considerei o case um pouco complexo, porém conforme o tempo de estudo e pesquisa aplicados em sua resolução foi passando, começou a despertar cada vez mais meu interesse e curiosidade pelo tema. Tanto que se tornou um dos meus possíveis temas de Trabalho de Conclusão de Curso. Do recebimento do case até a apresentação final foi uma experiência desafiadora, que me proporcionou vivenciar a realidade da advocacia e oportunizou essa troca de feedback com os escritórios parceiros”, complementa Adriele.

Nesta edição do Seminário, nove trabalhos relataram o caminho percorrido pelos acadêmicos até chegar à confecção dos pareceres jurídicos ou de suas respectivas peças processuais. “Propor soluções adequadas a cada caso real encaminhado pelos nossos parceiros é desafiador, mas destaca o potencial que os nossos estudantes têm perante o mercado de trabalho. O Seminário é um diferencial, uma vitrine, mas principalmente, uma oportunidade única de experimentar a vivência real da profissão do advogado na sua essência. Parabéns a todos os nossos acadêmicos e acadêmicas pelos incríveis resultados”, salienta a coordenadora de Direito da UNIFEBE, professora Anna Lúcia Mattoso, que acompanhou todas as apresentações.

O evento realizado no auditório da OAB/SC – Subseção Brusque reuniu mais de 90 participantes, entre eles acadêmicos das 3ª, 7ª e 8ª fases de Direito da UNIFEBE, professores, egressos e profissionais dos escritórios parceiros.

Apresentação musical marcou retorno das atividades presenciais no Colégio UNIFEBE
Colégio UNIFEBE

27 de outubro de 2020
Agenda – #3