dica de leitura
Sugestão de Leitura
18 de dezembro de 2018

ANBT: Como fazer referências de livros e sites

abnt-colegio-unifebe

Entenda como fazer referências e colocar seu trabalho na ABNT.

Temos certeza que você já ouviu falar dessas 4 letrinhas: ABNT. Não é novidade pra ninguém que você vai usar muito ela na faculdade, então, por ser aluno de um colégio universitário, já usamos muito esse estilo de fazer referências por aqui. Fique tranquilo, vamos te mostrar tudinho para você chegar no primeiro dia de aula, seja do ensino médio ou da graduação, mandando super bem na formatação dos seus textos.

Vamos ensinar todas as regrinhas básicas, mas primeiro que tal entender o que é essa tal de ABNT e porque ela é necessária.

ABNT: O que é isso?

A sigla ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas e serve para padronizar a confecção não apenas de trabalhos acadêmico-científicos, mas de uma variada gama de produtos e serviços.

Por que é importante?

Quando você escreve um trabalho acaba utilizando diversas fontes e precisa colocá-las no texto, para informar a pessoa que estiver lendo quem foi que escreveu aquilo. O mesmo acontece caso alguém use um trabalho seu, essa pessoa precisa dizer que foi você que pensou e produziu naquilo tudo. Isso preserva os direitos autorais e impede o plágio de informações, além de ficar muito mais fácil de encontrar o autor.

Já o tipo de fonte, espaçamento, margens e etc., também são muito importantes, pois padronizam os trabalhos acadêmicos e facilitam a correção e leitura.

Itens básicos

Um trabalho acadêmico-científico é composto por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais e devem aparecer na sequência abaixo:

• Pré-textuais: Capa, folha de rosto, listas e sumário.
  • Textuais: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Pós-textuais: Referências, glossário, apêndices e anexos.

Formatação

Fizemos uma lista de itens básicos de formatação para facilitar sua vida:

Fonte: Times New Roman ou Arial (ou uma ou outra, nada de Comic Sans)

Tamanho da fonte: 12 (inclusive títulos)

Margens: Esquerda e superior 3 cm; direita e inferior 2 cm

Espaço entre linhas: 1,5 cm

Parágrafo: 1,27 cm em média

Nº de páginas: Depende do trabalho, porém em todas as folhas deve constar o número da página, com exceção dos elementos pré-textuais.

Como elaborar referências

Qualquer fonte utilizada nas pesquisas dos seus trabalhos acadêmicos deve ser descrita e o autor deve ser citado, para que você não seja acusado de plágio e tenha problemas com isso.

Basicamente, em uma referência, são necessárias as seguintes informações:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da Obra: Subtítulo. Cidade: Editora, ano.

Sempre que você pesquisar algo, não esqueça de anotar esses 6 itens básicos. Eles devem ser dispostos no formato acima, sobrenome em caixa alta primeiro, seguido de vírgula e do nome em caixa baixa, título da obra em negrito seguido de ponto, a cidade onde a obra foi publicada, dois pontos, a editora que publicou e o ano.

Nas referências de livros você deve acrescentar a edição, como no exemplo:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da Obra. Número da edição.ed. Cidade: Editora, ano.

PESSOA, Fernando. Poesias. 15.ed. Lisboa: Ática, 1995.

Como fazer citações de sites

Hoje em dia encontramos tantas coisas interessantes na internet que queremos colocar tudo no trabalho. TOME CUIDADO COM AS FAKE NEWS, muita coisa que está online não é verdade e você pode acabar falando besteira. É muito importante verificar a procedência das informações, se elas vêm de uma fonte confiável, como um jornal, por exemplo, ou se é só uma página aleatória da internet que não trará nenhuma veracidade e confiabilidade para o seu trabalho.

Para citar sites é basicamente a mesma estrutura que mostramos acima. A diferença é que ao final você deve retirar a editora, acrescentar o nome do site pesquisado em negrito, o link e a data da pesquisa como no exemplo abaixo:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da Obra. Título do Site. Cidade, ano. Disponível em: <http://citandoautor.com.br/ABNT>. Acesso em: 10 out. 2018.

ABRANTES, Talita. Um guia para usar o “etc.” do jeito certo. Revista Exame. São Paulo, 2013. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/um-guia-para-usar-o-etc-do-jeito-certo/>. Acesso em 10 out. 2018.

A data é desse jeito mesmo, o mês vai abreviado.

Agora, se o que você quer é citar um livro online, precisa misturar as duas referências acima, dessa forma:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título da Obra. Cidade: Editora, ano. Disponível em: <http://citandoautor.com.br/ABNT>. Acesso em: 10 out. 2018.

BARRETO, LIma. Triste Fim de Policarpo Quaresma. Rio de Janeiro: Revista dos Tribunais, 1915. Disponível em: <http://lelivros.love/book/baixar-livro-triste-fim-de-policarpo-quaresma-lima-barreto-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/>. Acesso em: 10 out. 2018.

Existem inúmeras outras formas de citação e referências e com o tempo você pega a prática a ponto de não conseguir mais fazer um trabalho sem colocá-lo na ABNT.

Quer ver outras dicas de formatação aqui no blog? Manda uma mensagem pra gente!

Um perfeito cavalheiro (Os Bridgertons 3)
Dicas

Um perfeito cavalheiro (Os Bridgertons 3)

13 de agosto de 2021