dica de leitura
Sugestão de Leitura
01 de outubro de 2018

Como controlar a ansiedade antes de uma prova importante?

controlar-ansiedade-antes-prova (1)

Hábitos simples podem ajudar a controlar a ansiedade na escola.

Meses de estudo, teorias, datas, fórmulas, tantas coisas pra lembrar que é difícil não ficar ansioso. Você sua frio e perde o sono só de pensar naquela prova super difícil. É inevitável, em algum momento ela vai chegar e você precisa estar preparado para lidar com a ansiedade, e agir para que ela não prejudique seu desempenho.

Pode parecer clichê, mas tenha calma! Quanto mais nervoso você estiver, menores serão as chances de lembrar o conteúdo, então fique atento ao que fazer antes de uma prova importante.

Não estude no dia anterior

Primeira regra básica. Tudo bem rever o conteúdo, você estará só relembrando, agora, estudar no último dia só vai fazer você ficar ainda mais angustiado, até porque provavelmente não vai dar tempo de estudar todo o conteúdo. Se você já é ansioso de nascença, precisa criar métodos para reduzir cada vez mais essa sensação. A primeira delas é se organizar, estudar com antecedência e se preparar, assim sua mente estará mais tranquila e será mais fácil controlar o nervosismo.

Faça algo que te distraia

Relaxe sua mente e faça algo que distraia sua atenção da prova. Ficar pensando nela só vai deixar você mais preocupado e nervoso. Se você estudou, então não há com o que se preocupar, aproveite esse dia para dormir cedo e se preparar psicologicamente.

Pratique algum exercício

Pedalar, andar de patins, ir à academia e até uma corrida em volta do quarteirão funcionam quando o assunto é liberação de endorfina, o “hormônio do bem-estar”. Esse hormônio fará você se sentir mais calmo e feliz.

Tome um banho demorado

Depois do exercício, um banho é mais do que necessário. A água quente vai ajudar a relaxar os músculos que, devido à ansiedade, costumam ficar tensos. Poucas coisas acalmam mais do que um bom e demorado banho quente, não é?

Tome um chá

De camomila, de preferência. Bebidas quentes tem o poder de aconchegar e acalmar, e a camomila possui substâncias que tranquilizam os nervos, ideal para tomar antes de dormir e ter um sono leve e sossegado. Para quem não toma chá de jeito nenhum, leite morno também pode funcionar.

Concentre-se no antes de dormir

Depois do banho e do chá – ou leite, – é hora de apagar as luzes e deitar. É importante que o quarto esteja bem escuro, pois a melatonina, o hormônio do sono, só é produzido em total escuridão, caso contrário, o corpo entende que ainda é dia e a produção hormonal é prejudicada.

Faça um pequeno exercício de respiração

Respire fundo pelo nariz e, bem devagar, solte o ar pela boca. Faça três respirações seguidas. A oxigenação do cérebro ajuda a relaxar o corpo e você pega no sono mais rapidamente.

Tome um café da manhã leve

É muito difícil quem não desconta a ansiedade na comida. Coma frutas e prefira cereais e pães integrais, isso porque se você comer demais, pode acabar passando mal e prejudicar sua prova. Leve um lanche caso sinta fome durante o teste e também uma garrafinha de água.

Converse com seus amigos sobre a prova DEPOIS da prova

A intenção não é prejudicar você, mas durante a conversa pode surgir algum assunto que deixe você confuso ou em dúvida, então, para não ficar ainda mais nervoso, é melhor evitar.

Confie em si mesmo

Por último, e o mais difícil para um ansioso, é confiar e acreditar em si mesmo. Você sempre vai achar que não sabe toda a matéria ou que vai esquecer alguma coisa. Nada disso! Você estudou, e vai tirar de letra. Lembre de todo seu esforço e diga ao seu cérebro para ficar calmo e te mandar só as respostas certas. Pense positivo e tudo vai dar certo!

 

Gostou do texto? Compartilhe essas dicas com os seus amigos.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

6 aplicativos para passar no vestibular
Ensino Médio

6 aplicativos para passar no vestibular


18 de maio de 2018
Tudo sobre: textos dissertativos
Ensino Médio

Tudo sobre: textos dissertativos


05 de novembro de 2018
Laços Inseparáveis
Dicas

Laços Inseparáveis


11 de setembro de 2020
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria
Skip to content