dica de leitura
Arthur Timm

Como fazer intercâmbio – 5 dicas essenciais

como-fazer-intercambio-6-dicas-essenciais-blog-unifebe-

Muitos estudantes sonham em fazer intercâmbio por vários motivos. O mais importante de tudo é estar determinado a concretizar esse objetivo. Mas vale lembrar que embarcar numa emocionante viagem não é brincadeira e exige alguns preparativos, além de muita pesquisa.

Se você está na dúvida sobre como fazer intercâmbio, leia todo esse artigo que a UNIFEBE preparou para você e saiba mais.

Como fazer intercâmbio?

Se você seguir essas 5 dicas, certamente vai se dar muito bem durante esse período único e especial de sua vida.

1 - Escolha a cidade onde quer fazer intercâmbio

A escolha da cidade para fazer o tão sonhado intercâmbio é o primeiro passo. Alguns fatores devem ser levados em consideração como o idioma que se deseja aprender, clima do país, atividades extra classe que deseja de praticar, estilo de vida da cidade, custo de vida, entre outros.

Se você deseja saber como fazer intercâmbio, tudo isso deve ser levado em consideração. Analise com bastante calma todos esses detalhes para não errar na escolha.

2 - Defina o programa de intercâmbio que quer fazer

Se você decidiu estudar um idioma no exterior, por exemplo, poderá fazer três modalidades diferentes que são: intercâmbio de estudo, intercâmbio business e um intercâmbio preparatório.

Na primeira modalidade, o aluno tem aulas em uma escola específica para cursos de língua. O segundo tipo de intercâmbio já é indicado para quem quer desenvolver o idioma para alavancar a carreira profissional.

Já a terceira modalidade é ideal para quem quer se preparar para exames de proficiência com certificação internacional. Essa também é uma importante dica sobre como fazer intercâmbio.

3 - Providencie todos os documentos

Dependendo do país e do programa de intercâmbio escolhido, você vai precisar de diferentes documentos.

Os mais comuns são passaporte dentro do prazo de validade, carteira de identidade, carteira de trabalho, comprovante de residência no Brasil, certificado de estudo ou diploma e demais documentos específicos exigidos pela agência de intercâmbio ou pelos consulados.

Está vendo como fazer intercâmbio é coisa séria?

4 - Prepare-se com antecedência

Não se esqueça de providenciar, com certa antecedência, o visto para viajar para o país ou programa de intercâmbio que escolheu.

A dica é nunca deixar para a última hora, pois pode haver longas filas de espera, até de alguns meses. Providencie um seguro de saúde, pois alguns países exigem o documento.

Não se esqueça de levar todos os medicamentos de uso contínuo ou periódico, além das receitas dentro do prazo de validade. Sempre leve um valor em dinheiro vivo, além do seu cartão de débito internacional, para alguma eventual emergência.

Verifique a rede de bancos e agências próximas ao local onde vai se hospedar e como poderá fazer saques, caso precise. Se tiver contas para pagar, veja como receber os boletos online e pague-os pela internet, evitando os juros.

5 - Economize ao máximo

Agora que você aprendeu como fazer intercâmbio, também deve economizar, ao máximo. Leve as roupas de uso diário e prepare você mesmo suas refeições, pois comer em restaurantes pode ser muito mais caro. Verifique se há descontos no transporte público e evite usar o telefone para chamadas internacionais, neste caso dê preferência para a internet.

Na hora de se divertir, procure atrações gratuitas, shows ao ar livre, parques ou museus. Se não houver nenhuma totalmente gratuita, pode haver locais com descontos para estudantes ou estrangeiros.

Além disso, não exceda o limite de peso da bagagem para não pagar taxas desnecessárias, peça para alguém de confiança verificar suas correspondências e cancele serviços que não vai usar durante a viagem.

Avise os familiares e parentes onde estará hospedado, informando endereço e telefone do local. Anote o telefone da agência de intercâmbio e do consulado do Brasil no país onde vai fazer intercâmbio. Se achar que está passando por algum risco ou estiver inseguro, entre em contato o mais rápido possível.

Você ainda pode tirar suas dúvidas e contar com todo o suporte da internacionalização da UNIFEBE para tornar ainda melhor este grande momento da sua vida. Boa viagem!

Toda sua
Dicas