dica de leitura
Sugestão de Leitura
28 de fevereiro de 2019

Conheça a Residência Médica da UNIFEBE

medicina-unifebe

A pós-graduação é uma parceria entre UNIFEBE, Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux e Prefeitura Municipal de Brusque

A UNIFEBE promove o primeiro Programa de Residência Médica da cidade de Brusque em parceria com o Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, conhecido como Hospital Azambuja, e com a Prefeitura Municipal de Brusque. Os convênios firmados, permitem que os médicos residentes utilizem toda a infraestrutura do Hospital Azambuja e das instituições de saúde do município, sobretudo as Unidades Básicas de Saúde e Policlínica, no desenvolvimento das atividades de ensino do Programa.

Residência Médica: de que se trata?

A Residência Médica é considerada uma pós-graduação de caráter lato sensu, que tem como público-alvo profissionais formados em Medicina. O objetivo de realizar uma Residência Médica é se especializar em determinada área de atuação clínica.

A iniciativa da UNIFEBE vem ao encontro da implementação do novo curso de Medicina, cuja primeira turma iniciou suas atividades neste semestre, com o intuito de oferecer formação continuada.

Aqui você confere todas as informações e fica por dentro das novidades sobre o curso que promete formar novos e excelentes profissionais da área da saúde da cidade de Brusque.

Sobre a Residência Médica UNIFEBE

O Programa de Residência Médica tem como finalidade o aperfeiçoamento da formação médica como ensino de pós-graduação, caracterizada por meio da organização de programas de treinamento em serviço, desenvolvido em ambiente médico-hospitalar e ambulatorial, sob supervisão de profissionais médicos e preceptores. Até o momento, são duas as especialidades ofertadas, com duração de dois anos cada: Clínica Médica e Medicina de Família e Comunidade.

Especialidade em Clínica Médica

Tem por objetivo oferecer conhecimentos teóricos e treinamento prático em Clínica Médica, promovendo o aperfeiçoamento ético, humano e técnico-científico do profissional médico e, assim, contribuir para o atendimento das necessidades da população e para a melhoria da assistência médica.

Especialidade em Medicina de Família e Comunidade

Tem por objetivo formar um especialista cuja característica básica é atuar, prioritariamente, em Atenção Primária à Saúde, a partir de uma abordagem biopsicossocial do processo saúde adoecimento, integrando ações de promoção, proteção, recuperação e de educação em saúde no nível individual e coletivo.

Sobre o Hospital Azambuja

Inaugurado em 1902, o Hospital Azambuja é referência na região em diversas áreas da medicina aplicada, como neurocirurgia, obstetrícia, otorrinolaringologia, pediatria, dentre outras.

Desde que foi criado, o hospital tem por vocação o atendimento baseado na atenção e no carinho ao paciente e o compromisso em prestar uma assistência integral e segura, com profissionais qualificados. Hoje tornou-se um dos mais importantes estabelecimentos de saúde da região, atendendo em média 4,7 mil pessoas por mês.

Comissão de Residência Médica (COREME)

A Comissão de Residência Médica (COREME) é uma instância auxiliar da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM), tendo como atribuições principais realizar o planejamento, coordenação, supervisão e avaliação dos Programas de Residência Médica da Instituição. A Comissão ainda é responsável pelo processo de seleção anual de novos médicos residentes.

O médico responsável por coordenar a COREME da UNIFEBE é o Dr. Charles Machado, médico anestesista, que atua como Diretor Clínico do Hospital Azambuja. A UNIFEBE conta ainda com equipe especializada, que atua na gestão administrativa e pedagógica do Programa de Residência Médica. Integra essa equipe, o Dr. Antônio de Pádua Santos Lanna, que, além de membro da COREME, exerce a função de Coordenador do Programa de Residência Médica.

Falando nisso, o processo seletivo para 2019/1 já está encerrado, no entanto, você pode clicar aqui, conferir todas as informações e analisar suas possibilidades com bastante cautela. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria da COREME através do e-mail: secretariacoreme@unifebe.edu.br.

A abertura dessas especializações na área médica demonstra o crescente desenvolvimento da cidade de Brusque e abre portas para que novas oportunidades venham aperfeiçoar ainda mais os profissionais da região.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

O menino do pijama listrado
Dicas

O menino do pijama listrado


11 de fevereiro de 2022
Outsider
Dicas

Outsider


15 de janeiro de 2024
Educação Semipresencial: o que é? Como funciona?
EAD

Educação Semipresencial: o que é? Como funciona?


08 de maio de 2018
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria
Skip to content