blog colégio2
Blog Centro Universitário de Brusque
28 de fevereiro de 2019

Conheça a Residência Médica da UNIFEBE

medicina-unifebe

A pós-graduação é uma parceria entre UNIFEBE, Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux e Prefeitura Municipal de Brusque

A UNIFEBE promove o primeiro Programa de Residência Médica da cidade de Brusque em parceria com o Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, conhecido como Hospital Azambuja, e com a Prefeitura Municipal de Brusque. Os convênios firmados, permitem que os médicos residentes utilizem toda a infraestrutura do Hospital Azambuja e das instituições de saúde do município, sobretudo as Unidades Básicas de Saúde e Policlínica, no desenvolvimento das atividades de ensino do Programa.

Residência Médica: de que se trata?

A Residência Médica é considerada uma pós-graduação de caráter lato sensu, que tem como público-alvo profissionais formados em Medicina. O objetivo de realizar uma Residência Médica é se especializar em determinada área de atuação clínica.

A iniciativa da UNIFEBE vem ao encontro da implementação do novo curso de Medicina, cuja primeira turma iniciou suas atividades neste semestre, com o intuito de oferecer formação continuada.

Aqui você confere todas as informações e fica por dentro das novidades sobre o curso que promete formar novos e excelentes profissionais da área da saúde da cidade de Brusque.

Sobre a Residência Médica UNIFEBE

O Programa de Residência Médica tem como finalidade o aperfeiçoamento da formação médica como ensino de pós-graduação, caracterizada por meio da organização de programas de treinamento em serviço, desenvolvido em ambiente médico-hospitalar e ambulatorial, sob supervisão de profissionais médicos e preceptores. Até o momento, são duas as especialidades ofertadas, com duração de dois anos cada: Clínica Médica e Medicina de Família e Comunidade.

Especialidade em Clínica Médica

Tem por objetivo oferecer conhecimentos teóricos e treinamento prático em Clínica Médica, promovendo o aperfeiçoamento ético, humano e técnico-científico do profissional médico e, assim, contribuir para o atendimento das necessidades da população e para a melhoria da assistência médica.

Especialidade em Medicina de Família e Comunidade

Tem por objetivo formar um especialista cuja característica básica é atuar, prioritariamente, em Atenção Primária à Saúde, a partir de uma abordagem biopsicossocial do processo saúde adoecimento, integrando ações de promoção, proteção, recuperação e de educação em saúde no nível individual e coletivo.

Sobre o Hospital Azambuja

Inaugurado em 1902, o Hospital Azambuja é referência na região em diversas áreas da medicina aplicada, como neurocirurgia, obstetrícia, otorrinolaringologia, pediatria, dentre outras.

Desde que foi criado, o hospital tem por vocação o atendimento baseado na atenção e no carinho ao paciente e o compromisso em prestar uma assistência integral e segura, com profissionais qualificados. Hoje tornou-se um dos mais importantes estabelecimentos de saúde da região, atendendo em média 4,7 mil pessoas por mês.

Comissão de Residência Médica (COREME)

A Comissão de Residência Médica (COREME) é uma instância auxiliar da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM), tendo como atribuições principais realizar o planejamento, coordenação, supervisão e avaliação dos Programas de Residência Médica da Instituição. A Comissão ainda é responsável pelo processo de seleção anual de novos médicos residentes.

O médico responsável por coordenar a COREME da UNIFEBE é o Dr. Charles Machado, médico anestesista, que atua como Diretor Clínico do Hospital Azambuja. A UNIFEBE conta ainda com equipe especializada, que atua na gestão administrativa e pedagógica do Programa de Residência Médica. Integra essa equipe, o Dr. Antônio de Pádua Santos Lanna, que, além de membro da COREME, exerce a função de Coordenador do Programa de Residência Médica.

Falando nisso, o processo seletivo para 2019/1 já está encerrado, no entanto, você pode clicar aqui, conferir todas as informações e analisar suas possibilidades com bastante cautela. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria da COREME através do e-mail: secretariacoreme@unifebe.edu.br.

A abertura dessas especializações na área médica demonstra o crescente desenvolvimento da cidade de Brusque e abre portas para que novas oportunidades venham aperfeiçoar ainda mais os profissionais da região.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

comunicacao.gestao@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Novo curso de Medicina UNIFEBE
Novidades

Novo curso de Medicina UNIFEBE


02 de outubro de 2018
Vantagens de estudar em um colégio universitário
Ensino Médio

Vantagens de estudar em um colégio universitário


29 de novembro de 2018
Uma ajudinha nos estudos: técnica pomodoro
Ensino Médio

Uma ajudinha nos estudos: técnica pomodoro


18 de dezembro de 2018
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria