dica de leitura
Sugestão de Leitura
08 de novembro de 2018

Descanse para absorver melhor o conteúdo

descanso conteúdo

Entenda porque a pausa durante o estudo é tão importante.

Sabemos o quanto é difícil desligar quando estamos totalmente focados em algo. As provas finais e o vestibular estão chegando e você precisa mais do que nunca se organizar para conseguir utilizar melhor seu tempo, tanto de estudos quanto de descanso. Estudar muitas horas a fio faz com que o processo de aprendizado fique maçante e cansativo, prejudicando seu desempenho.

Então, decidimos te ensinar a aproveitar melhor suas horas úteis e cuidar da sua rotina de descanso para ajudar seu cérebro a lembrar de praticamente tudo que você estudou. Vamos lá?

Durma bem

Regra número 1: Não se esqueça de dormir. Durma de 6 a 8 horas por noite, só assim seu organismo conseguirá realmente descansar e sua mente será capaz de assimilar tudo que você estudou durante o dia. Não sacrifique suas preciosas horas de sono com mais horas de estudo, pois tanto o conteúdo de hoje quanto de amanhã podem ser prejudicados.

Afinal, você já parou para raciocinar cansado ou com sono? É horrível, você fica com aquela cara de quem nem entendeu a pergunta e parece que está há dias estudando para nada. Não caia nessa! Cuide da qualidade do seu sono e ele fará o melhor que pode por você.

Cuide do seu corpo

Além de cuidar do sono, fazer exercícios, se alimentar bem e realizar algumas pausas entre um assunto e outro podem e vão te ajudar muito a assimilar melhor o conteúdo. Afinal, cabeça tranquila absorve mais que cabeça cansada, então pense bem antes de passar várias horas estudando sem parar, você pensa que está se adiantando, mas na verdade seu cérebro não está entendendo nada.

Outra coisa importante é deixar um dia da semana reservado para fazer algo que você gosta. Ir ao parque, passear com os amigos, almoçar com a família, ouvir música, ler algum livro que não tenha a ver com o vestibular e até mesmo para não fazer nada a não ser colocar as pernas pra cima e relaxar. Pensar em outras coisas vão descansar sua mente para os próximos dias de estudo que virão.

Cuide do seu tempo

O cérebro de cada indivíduo reage de um jeito. Pode ser que o seu cérebro aceite receber informações por 2 horas sem se sentir exausto, enquanto seu amigo do colégio reclama que em 50 minutos mal consegue enxergar as letras. Cada organismo é diferente do outro, da mesma forma que algumas pessoas aprendem mais facilmente lendo, outras escrevendo, outras ouvindo uma explicação. Faça alguns testes e verifique qual desses é você e invista nisso.

Dica COLÉGIO UNIFEBE para estudantes super dedicados

Pomodoro? O que é isso? Sim, é um tipo de molho de tomate, mas não é disso que estamos falando. Vamos explicar antes que você fique com fome. Pomodoro é uma técnica desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo e consiste em intercalar 25 minutos de trabalho e 5 minutos de pausa por duas horas. Após essas duas horas deve ser feito uma pausa mais longa de uns 15/20 minutos.

Segundo os estudos feitos pelo criador do método, nosso cérebro fica muito mais produtivo e assimila muito mais as informações quando recebe pequenas pausas. Existem aplicativos que controlam esse tempo para você, é só digitar pomodoro na apple store ou na play store e escolher. Nós testamos o Focus Keeper e super aprovamos! Faça você também o teste e veja como seu rendimento vai melhorar e muito!

Cuidado!

Você pode até dar uma olhadinha nas suas redes sociais durante o tempo de pausa, só não se esqueça de voltar, viu? A gente sabe o quanto é fácil perder meia hora de estudos em um piscar de olhos só acompanhando o feed.

Compreendemos que para você que está correndo contra o tempo, qualquer minuto parado parece desperdiçado. Já mostramos muitos argumentos para te convencer a tentar essa nova estratégia, mesmo que a contragosto, mesmo que pareça que você está procrastinando, pense que seu cérebro e sua energia vão agradecer muito sua dedicação e preocupação com eles. O resultado você vai conferir nas provas. 😉

Fontes aqui.

O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel e As Duas Torres