dica de leitura
26 de fevereiro de 2019

8 dicas para ser mais organizado e ter uma rotina de estudos

rotina-de-estudos

O cheirinho de material novo está no ar. E tem como não amar o aroma dos cadernos recém comprados, das canetas coloridas e do uniforme novo? Para que o ano todo seja um sucesso é preciso iniciá-lo, desde o primeiro mês, já com o pé direito. Então, fique de olho em nossas super dicas de volta às aulas e comece o ano letivo cheio de empolgação e energia. Vamos lá?

Dica 1: Organize seus horários

Desde o início, anote todos os seus horários na agenda do celular, ou compre uma agenda física, daquelas em papel mesmo, e marque todos os seus compromissos escolares. As matérias, os dias de semana de cada uma, o nome dos professores, o e-mail deles, enfim, todas as informações que você possa vir a precisar.

Anote também os horários das monitorias de cada disciplina, caso precise de auxílio em algum assunto. Durante essas aulas os professores reforçam os assuntos abordados em sala de aula e tiram dúvidas que possam ter surgido durante a resolução dos exercícios.

Dica 2: Determine um tempo mínimo de estudos por dia

Sabemos que depois das merecidas férias algumas pessoas precisam de um dia ou dois para se acostumar com a nova rotina de estudos. Então, é muito fácil deixar conteúdo acumular logo na primeira semana. Não caia nessa. Vá acostumando sua mente a estudar logo no primeiro dia, assim as chances de bater aquela preguiça, são muito menores. Determine um tempo de estudos e siga-o à risca.

Dica 3: Anote o conteúdo com as suas palavras

Já falamos aqui no Blog UP o quanto cada indivíduo é diferente do outro e como alguns aprendem mais sob estímulos visuais, outros, auditivos. Em qualquer um dos casos, é pouco provável que você lembre 100% do que foi dito em sala de aula, então, é importante anotar as informações como você as entendeu, use suas próprias palavras de forma que fique fácil lembrar depois.

Sublinhe na apostila, escreva no canto da folha, use post-its, ou qualquer outra ferramenta que você possa consultar na hora de estudar. Essas anotações valem também para os recados dos professores, datas e provas de trabalho, etc.

Dica 4: Faça as tarefas no mesmo dia

Você sabia que nosso cérebro absorve mais o conhecimento quando ele é testado e depois revisado? Estudar, fazer os exercícios no mesmo dia e revisar na semana seguinte é a chave para manter o conteúdo sempre fresquinho na mente.

Então, o professor passou exercícios para semana que vem? Por que não aproveitar a aula de hoje mesmo, que está fresquinha na sua cabeça, e fazer a tarefa no mesmo dia? Não acha que será muito mais fácil resolver todas as questões dessa forma?

Dica 5: Faça pausas

Tome um café, converse um pouco com a sua mãe, responda as mensagens dos seus amigos e volte ao trabalho. Estudos comprovam que você consegue ser muito mais produtivo e otimizar seu tempo se fizer pequenas pausas.

Quer mais diversão, mais produtividade, mais tempo livre, menos cansaço, menos procrastinação e menos nervosismo? Nesse texto ensinamos a Técnica Pomodoro, que promete dar aquela ajudinha nos estudos.

Dica 6: Materiais organizados e sempre à mão

Organize seus cadernos e apostilas e tenha-os sempre à mão. Tão importante quanto cuidar dos materiais, é manter seu local de estudos sempre limpo e organizado. Não deixe acumular papéis ou farelos de borracha, após cada rotina diária de estudos, limpe tudo, tire a poeira e organize os livros. É muito mais gostoso estudar em um local limpinho e que inspire aconchego, não é?

Dica 7: Esqueça (um pouco) o celular

As redes sociais distraem muito, não existem argumentos a favor delas quando o assunto é estudar, principalmente se esse for seu ano de vestibular. Não caia nessa, deixe no silencioso em outro cômodo e olhe apenas durante as pausas.

Dica 8: Corra atrás

No Colégio Universitário de Brusque existem diversas opções para você que deseja aprofundar seus estudos, como a biblioteca com mais de 90 mil títulos e os laboratórios disponíveis a todos os alunos.

Caso você não tenha entendido algum conteúdo você pode acessar as aulas que ficam gravadas e ouvir novamente a parte que estiver com dificuldade. Ou, se preferir, pode perguntar diretamente para o professor durante as aulas de monitoria.

Ser organizado na escola demonstra muito o possível profissional que você será no futuro, por isso é tão importante voltar às aulas colocando em uso práticas comuns de estudo, que se estenderão ao mercado de trabalho e em toda sua vida.

Descanse para absorver melhor o conteúdo

Descanse para absorver melhor o conteúdo