dica de leitura
21 de agosto de 2018
por: Lucas Xavier
Arthur Timm

Literatura brasileira nos vestibulares: o que você precisa saber

Final test

Sabe aquela sensação de ter estudado tudo o que não caiu para uma prova? Pode parecer estranho, mas dá para evitar esse tipo de estresse no vestibular. Por mais que a gama de conteúdos em todo vestibular seja muito ampla, alguns assuntos caem nas provas todos os anos. Quando o assunto é literatura para vestibular pode-se ter uma noção de quais assuntos são os mais solicitados nos testes. Confira nossas dicas:

Literatura para vestibular

O movimento literário que mais aparece no Enem é o modernismo. A temida prova dá mais destaque a escolas literárias do final do século XIX e do começo do século XX, o que inclui o modernismo e o pré-modernismo.

Esses movimentos aparecem em questões cada vez mais contextualizadas, e menos diretas, ou seja, dificilmente uma questão pedirá apenas que você nomeie um movimento a partir de uma lista de categorias.

Ao invés disso, o exame prefere mostrar um quadro ou o trecho de um texto dizendo a qual movimento ele pertence no enunciado e pedindo que o candidato diga quais são as características do mesmo.

A prova do Enem tem mais interpretações de textos e quadros, pinturas famosas e identificação de características desse movimento tão importante. O foco é muito maior na interpretação do aluno do que em decorar conteúdos de literatura para vestibular.

Mais do que saber recitar de cabeça as principais características, é importante saber relacionar um movimento com o outro, e ter a capacidade de perceber temáticas comuns entre eles, como elas se assemelham e como elas se diferenciam.

Renascimento e parnasianismo

Pode ser tentador pegar essa lista bem mais enxuta de conteúdos sobre literatura para vestibular para estudar e deixar para trás conteúdos que não caem tanto, como o renascimento e o parnasianismo.

O problema dessa prática é que todos os movimentos são interligados. Uma linha de pensamento é sempre uma reação ao pensamento anterior, seja de oposição ou de semelhança.

Para entender bem o modernismo exigido no Enem, é vital que você entenda como ele se opõe ao parnasianismo. Para entender o parnasianismodeve-se saber a sua relação com o realismo.

Obras literárias de romantismo e realismo

Em algumas universidades, o foco costuma ser diferente, já que as questões de literatura para vestibular são relacionadas à lista de leituras obrigatórias, ou seja, não tem como passar no vestibular sem ler a lista de livros.

Dessa forma, é necessário entender os movimentos para entender as obras. Em suma, só dá para compreender as obras conhecendo os movimentos aos quais elas pertencem.

Na verdade, as provas de literatura estão ficando cada vez mais complicadas, exigindo menos o conhecimento do enredo das obras e mais análises profundas sobre cada obra.

Os movimentos de destaque costumam ser o romantismo e o realismo. A inclusão de obras como o barroco também ganha importância.

Assim como no Enem, algumas faculdades tem um foco conteudista: os vestibulares dificilmente pedem para que o aluno identifique diretamente uma escola, pois isso caía mais nos vestibulares antigos. Hoje em dia, o que cai mais é identificar a escola literária do livro.

Como estudar?

O melhor jeito de estudar literatura para vestibular é lendo os livros que pertencem à determinada escola e entendendo o contexto histórico em que ela está inserida.

Uma boa dica é conectar seus estudos de história e literatura. Monte um mapa das escolas literárias e seus períodos, sempre relacionando os principais acontecimentos com a forma que isso se refletiu na mentalidade das pessoas.

A arte é a manifestação da sociedade, entender a arte é entender as pessoas. Entender as pessoas é entender o contexto em que elas vivem. E isso é literatura!

Caixa de Pássaros

Caixa de Pássaros